06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Cezar Alexandre Neri-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6218313606015422pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcos Ricardo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6916836325002412pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Rodrigo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2632193407434077pt_BR
dc.creatorSilva, Cleciane Maria da-
dc.date.accessioned2021-12-06T16:26:48Z-
dc.date.available2021-12-06-
dc.date.available2021-12-06T16:26:48Z-
dc.date.issued2021-11-17-
dc.identifier.citationSILVA, Cleciane Maria da. Educação no trânsito: didatização de saberes no ensino básico. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8175-
dc.description.abstractTraffic Education is justified by forming aware citizens committed to harmony and safety in traffic, able to mitigate accident risks by (re)knowing social rules, an action to be started since the early years of school life. In this sense, by understanding the fundamental role of the school in this process, the present study, as a study case, presents a didactic sequence especially assembled for the curricular component Languages and Codes, but of an interdisciplinar nature, aimed at the elementary school level about traffic signs. It has a qualitative, bibliographic, documental, dialectic, and constructive analysis, which contextualizes the theme in the northeastern countryside, especially its urban area. The literature selected coveredkeywords such as education, traffic, multiliteracies and didactic sequence. The didactic sequence is composed of three phases - checking prior knowledge; application of the content; and (self)evaluation. It is expected, based on personal experiences as a training agent in the Traffic Education Program and on the academic-professional experiences acquired during the Languages undergraduate course, to help in the teaching-learning process at a basic level.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação para o trânsitopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectDidatizaçãopt_BR
dc.subjectTrânsitopt_BR
dc.subjectTrafficpt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectTransversal themespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleEducação no trânsito: didatização de saberes no ensino básicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Educação para o Trânsito se justifica por formar cidadãos conscientes e comprometidos com a harmonia e a segurança no trânsito, capazes de abrandar riscos de acidentes ao (re)conhecer regras sociais, ação a ser iniciada desde os primeiros anos de vida escolar. Neste sentido, ao compreender o papel basilar da escola nesse processo, o presente estudo, como um estudo de caso, apresenta uma sequência didática especialmente montada para o componente curricular Linguagens e Códigos, mas de natureza interdisciplinar, voltada para o nível do Ensino Fundamental sobre sinalizações de trânsito. Possui caráter qualitativo, de análise bibliográfica, documental, dialética e construtiva, que contextualiza a temática no âmbito do sertão nordestino, especialmente sua zona urbana. A literatura selecionada abrangeu palavras-chave como educação, trânsito, multiletramento e sequência didática. A sequência didática está composta em três fases – checagem do conhecimento prévio; aplicação do conteúdo; e (auto)avaliação. Espera-se, a partir das experiências pessoais como agente formadora no Programa de Educação para o Trânsito e das experiências acadêmico-profissionais adquiridas durante ocurso de Letras, auxiliar no processo de ensino-aprendizagem em nível básico.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação no trânsito didatização de saberes no ensino básico.pdf2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.