00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ifa, Sergio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731503098918984pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Ana Karina de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6730704244662630pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5481619568292015pt_BR
dc.creatorSantos, Alex Sandro Batista dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1370465597878266pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-26T14:44:48Z-
dc.date.available2021-11-26-
dc.date.available2021-11-26T14:44:48Z-
dc.date.issued2019-09-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Alex Sandro Batista dos. O inglês como democracia: um olhar autoetnográfico sobre as práticas de ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola pública. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8164-
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the meanings constructed from the practices I developed with students from a public school, in Maceió city, state of Alagoas. The research is located in Applied Linguistic field (MOITA LOPES, 2006; FABRÌCIO, 2006; PENNYCOOK, 2006) and it has na autoethnographic branch (ELLIS at al 2015). As instruments of research, I made use of class journals, class recordings and interview with my students. In the theoretical bases of this research I discuss my interaction with students through Volóchinov (VOLÓCHINOV, 2017) dialogical studies and through the beliefs studies (BARCELOS, 2006, 2007, 2011). I also discuss in this paper the theory of neoliberalism (BROWN, 2015; PATRICK, 2013) and democracy (MOISÉS, 2010; CABRAL NET), 1997). In the data interpretation, I highlight the learnings and “unlearnings” (my translation) experienced inside the classroom: the desire of transform the public classroom into the language school ones and its consequences; students reluctance in doing some class activities; the impression students had about themselves and how they felt the unique responsible for the learning process. I also demonstrate my interaction with the didactic book and my concerning with the production of a space that engages students and motivates them to participate. At last, I present the considerations of this paper, arguing the need of thinking English as a democratic practice during the process of teaching and learning as well as in the maintenance of English in the public school curriculum. Democracy in the concerning when realizing students’ self exclusion (LEFFA, 2007), when listening students’ demands, noticing their reality that is tough most of the time. Democracy when understanding additional languages in public school as a right that must be kept with the conditions needed for an accessible, free and quality learning and teaching process.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectLíngua inglesa (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectBeliefspt_BR
dc.subjectDemocracypt_BR
dc.subjectPublic Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleO inglês como democracia: um olhar autoetnográfico sobre as práticas de ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola públicapt_BR
dc.title.alternativeEnglish as democracy: an autoethnographic view of the english language leaming and theaching process into public schoolspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca discutir os significados construídos a partir das práticas de ensino que desempenhei com alunos de uma escola pública no município de Maceió, no Estado de Alagoas. A pesquisa situa-se no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006) e é de cunho autoetnográfico (ELLIAS at al 2015). Para a triangulação de dados, lancei mão de diários de classe, gravação de aulas e entrevista com os alunos. No que tange o embasamento teórico desta pesquisa, discuto minha interação com os alunos a partir da ótica dialógica de Volóchinov ([1929]2017) e sob a luz das teorias sobre crenças (BARCELOS, 2006, 2007, 2011), sobre neoliberalismo (BROWN, 2015; PATRICK, 2013) e sobre democracia (MOISÉS, 2010; CABRAL NETO, 1997). Na interpretação dos dados, aponto para as aprendizagens e desaprendizagens experienciadas na sala de aula: o desejo de querer espelhar a sala de aula da escola de idiomas na escola pública e as consequências disso; a relutância dos alunos em realizar determinadas atividades; a impressão que os alunos tinham de si mesmo e de como eles se sentiam os únicos responsáveis pela própria aprendizagem. Demonstro também a minha interação com o livro didático e a minha preocupação com a produção de um espaço que engaje os alunos e que os motive a participação. Por fim, apresento as considerações deste trabalho, apontando para a necessidade de se pensar o inglês como prática democrática, tanto no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, quanto na manutenção desse componente curricular da escola pública. Democracia na inquietação diante da autoexclusão do aluno (LEFFA, 2007), ao ouvir as demandas dos estudantes, ao perceber a realidade, muitas vezes dura, de cada um deles. Democracia ao enxergar as línguas adicionais na escola pública como direito, que deve ser mantido com as condições necessárias para um processo de ensino acessível, gratuito e de qualidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.