06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ana Cristina Conceição-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129621604933538pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Maria Lúcia Nogueira de Lima-
dc.creatorFeitoza, Jéssica Lima-
dc.date.accessioned2021-11-05T19:37:54Z-
dc.date.available2021-11-05-
dc.date.available2021-11-05T19:37:54Z-
dc.date.issued2021-09-18-
dc.identifier.citationFEITOZA, Jéssica Lima. Atendimento educacional especializado em tempos de pandemia: um estudo de caso sobre o acompanhamento de estudantes com TEA em Água Branca – AL. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8119-
dc.description.abstractSpecialized Educational Service is an integral part of a federal government program that is provided for by law, and is primarily made available in the Multifunctional Resource Rooms (MRR) of specialized institutions and in Brazilian basic education schools to support students with special educational needs, among them students with autism spectrum disorder (ASD). Thus, considering the importance of education for the lives of all citizens, and that there is a growing number of students with ASD in regular schools, we developed this study with the aim of reflecting on the way in which specialized educational care is provided to students with OSD. autism spectrum has become effective at the time of social distancing, caused by the new coronavirus pandemic. Since the classes and face-to-face services were suspended due to the state decree that determines the social distance between people. Therefore, we developed a qualitative research with a teacher from the MRR of a public school in the city of Água Branca-AL, who answered a questionnaire. The answers allowed the elaboration of 5 categories of analysis, namely: 1) The functioning of the MRR; 2) Articulation between the SES teacher and the regular classroom teacher; 3) Family participation; 4) The methodologies used and 5) The difficulties encountered. There are many adversities involving the SES, even more when these are intensified by sudden changes in routines caused by a pandemic. We found that these changes did not prevent the monitoring of students with ASD from being carried out efficiently and with satisfactory results, promoting inclusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista - TEApt_BR
dc.subjectSala de Recurso Multifuncional - SRMpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSpecialized educational servicept_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleAtendimento educacional especializado em tempos de pandemia: um estudo de caso sobre o acompanhamento de estudantes com TEA em Água Branca – ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Atendimento Educacional Especializado é parte integrante de um programa do governo federal que está previsto em lei, sendo prioritariamente disponibilizado nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de instituições especializadas e nas escolas de educação básica brasileiras para dar suporte aos alunos com necessidades educativas especiais, entre eles os estudantes com transtorno do espectro autista (TEA). Assim, considerando a importância da educação para a vida de todos os cidadãos, e que há um número crescente de estudantes com TEA nas escolas regulares, desenvolvemos este estudo com o objetivo de refletir sobre a forma como o atendimento educacional especializado aos estudantes com transtorno do espectro autista tem se efetivado no momento de distanciamento social, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus. Visto que as aulas e atendimentos presenciais foram suspensos em função do decreto estadual que determina o distanciamento social entre as pessoas. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo junto a um professor da SRM de uma escola pública da cidade de Água Branca - AL, que respondeu a um questionário. As respostas possibilitaram a elaboração de 5 categorias de análise, a saber: 1) O funcionamento da SRM; 2) Articulação professor do AEE e professor da sala regular; 3) A participação da família; 4) As metodologias utilizadas e 5) As dificuldades encontradas. São muitas as adversidades que envolvem o AEE, ainda mais quando estas são intensificadas por mudanças repentinas nas rotinas provocadas por uma pandemia. Verificamos que essas mudanças não impediram que o acompanhamento aos estudantes com TEA fosse realizado de maneira eficiente e dispusesse de resultados satisfatórios, promovendo a inclusão.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.