00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) 02 EDUFAL - EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS LINGUÍSTICAS, LETRAS E ARTES Livros de Linguística - EDUFAL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8110
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIfa, Sérgio (org.)-
dc.creatorMeniconi, Flávia Colen (org.)-
dc.creatorPitombeira, Cátia Veneziano (org.)-
dc.date.accessioned2021-10-30T06:48:47Z-
dc.date.available2021-10-29-
dc.date.available2021-10-30T06:48:47Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationIFA, Sérgio; MENICONI, Flávia Colen; PITOMBEIRA, Cátia Veneziano. Formação de professores de línguas estrangeiras no contexto de isolamento social: diálogos, propostas e desafios. Maceió: EDUFAL, 2021. E-book (116p.). ISBN 978-65-5624-024-4.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-5624-024-4pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8110-
dc.descriptionAs pesquisas apresentadas nesta obra foram entregues e submetidas, no ano de 2020, ao Edital Nº 01 2020 da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) como partes do Programa de Publicação de Conteúdos Digitais — Seleção de Propostas para Publicação de E-books relacionados à pandemia da Covid-19. Editora da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.description.abstractNullpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsEDUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectIsolamento social – Formação de professorespt_BR
dc.subjectPandemia – Ensino de línguaspt_BR
dc.subjectLínguas estrangeiraspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleFormação de professores de línguas estrangeiras no contexto de isolamento social: diálogos, propostas e desafiospt_BR
dc.typeE-bookpt_BR
dc.description.resumoEste livro, intitulado Formação de Professores de Línguas Estrangeiras no Contexto de Isolamento Social: diálogos, propostas e desafios foi organizado em conjunto pelo Prof. Dr. Sérgio Ifa, pela Profa. Dra. Flávia Colen Meniconi e pela Profa. Dra. Cátia Veneziano Pitombeira, atuantes na pesquisa em línguas estrangeiras da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas em Maceió. As/Os autoras/es organizaram um livro composto por dez capítulos que têm relação com o momento atual, atendendo ao chamado da editora da mesma universidade, a EDUFAL, via edital para a publicação de e-books com conteúdo relacionado à pandemia da síndrome respiratória aguda grave covid-19. Este livro se encaixa na dimensão educacional desse edital. Por que dar esses detalhes no início da apresentação deste livro? Neste momento, a universidade pública brasileira sofre ataques e é vítima de notícias falsas que querem abalar sua reputação e diminuir seu papel social visando ao seu desmonte. A universidade pública, gratuita e de boa qualidade é também vítima de uma doença social, talvez pior que a própria covid-19: a ignorância. Portanto, faz-se necessário o reconhecimento da universidade como instituição que movimenta seus recursos humanos e materiais para a produção e divulgação de conhecimento socialmente relevante. Nesta oportunidade, a universidade não somente se volta para o enfrentamento de questões que dizem respeito à conjuntura atual, mas também desafia as barreiras do isolamento social em que pesquisadores estão vivendo, além de ter que lutar contra esses discursos do desmonte. Para tanto, cumpre sua missão: a construção e divulgação de conhecimento ao público mais amplo possível por meio da disponibilização gratuita online deste e-book. Desse modo, retoma os valores que gostaríamos de ver regerem nosso mundo: a liberdade na pesquisa, a igualdade no acesso aos meios de publicação e a fraternidade no acesso gratuito ao conhecimento. Com esse contexto em mente, temos dez capítulos resultantes de contribuições de pesquisadoras/es de quatro diferentes instituições e regiões do Brasil: Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Os capítulos podem ser acessados por leitoras/es linearmente ou não dependendo do interesse, já que diferentes fios costuram esses capítulos por temas que os constituem. Atendendo ao edital a que as/os autoras/es responderam, esses capítulos materializam o resultado de pesquisas, estudos, diagnósticos e reflexões no contexto da pandemia vivenciada no Brasil, que é muito desigual em todos os aspectos que afetam a nossa sociedade, como a educação, e, no que interessa a esta publicação diretamente, o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Os capítulos que compõem este e-book abordam aspectos relacionados a formas contemporâneas de ensino-aprendizagem, fatores relativos à capacitação e formação de professoras/es, aspectos relacionados ao desenvolvimento de novas linguagens e, por fim, reflexões sobre ensino-aprendizagem e portadoras/es de deficiência visual. Todos esses capítulos tematizam o trabalho realizado nos cursos de licenciatura em línguas estrangeiras, mais especificamente a língua espanhola, a francesa e a inglesa.pt_BR
Aparece nas coleções:Livros de Linguística - EDUFAL



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.