06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3715942503605367pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Libardi, Suzana Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5814597460334566pt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.creatorCosta, Maria Josiete Oliveira da-
dc.date.accessioned2021-10-04T13:22:59Z-
dc.date.available2021-10-04-
dc.date.available2021-10-04T13:22:59Z-
dc.date.issued2021-08-03-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Josiete Oliveira da. Afetividade na educação: uma análise a partir das produções acadêmicas da Universidade Federal de Alagoas. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8047-
dc.description.abstractThis work aims to map and analyze the scientific productions of UFAL that bring the theme of affectivity in the educational context, seeking to understand how this dimension interferes in the relationships established at school and, consequently, in the teaching-learning process. We start from studies that use as reference the discussions of Wallon and Vigotski, authors who helped us to understand the role of affectivity in the constitution of subjects. A qualitative exploratory research was carried out, using the bibliographic analysis method. 10 works were analyzed. We identified that this theme is significant in the development of subjects, in the relationships that permeate the educational process and that have been increasingly addressed within the institution - possibly due to theoretical evolutions and transformations in educational paradigms, which have increasingly taken into account aspects diferente from the complex educational task and the specificities of the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectRelação professor alunopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas - UFALpt_BR
dc.subjectAffectionpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAfetividade na educação: uma análise a partir das produções acadêmicas da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo mapear e analisar as produções científicas da UFAL que trazem a temática da afetividade no contexto educacional, buscando assim compreender como essa dimensão interfere nas relações estabelecidas na escola e, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem. Partimos de estudos que utilizam como referência as discussões de Wallon e Vigotski, autores que nos ajudaram a compreender o papel da afetividade na constituição dos sujeitos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, utilizando-se do método de análise bibliográfica. 10 trabalhos foram analisados. Identificamos que esse tema é significativo no desenvolvimento dos sujeitos, nas relações que permeiam o processo educativo e que vem sendo cada vez mais abordado dentro da instituição - possivelmente devido a evoluções teóricas e transformações nos paradigmas educacionais, que cada vez mais tem levado em conta aspectos diversos da complexa tarefa educacional e as especificidades dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Afetividade na educação uma análise a partir das produções acadêmicas da Universidade Federal de Alagoas.pdf559.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.