00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8020
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carloney Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9900433024242592pt_BR
dc.contributor.referee1Flores , André Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2996479480895178pt_BR
dc.contributor.referee2Melo , Vanio Fragoso de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.creatorLopes, Anielly Ildefonso Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2977635358233687pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-23T18:13:41Z-
dc.date.available2021-09-14-
dc.date.available2021-09-23T18:13:41Z-
dc.date.issued2020-07-31-
dc.identifier.citationLOPES, Anielly Ildefonso Santos. Literatura de cordel como recurso didático no ensino de poliedros. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8020-
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze how cordel literature can be established as a didactic resource for teaching polyhedra in elementary school. The main need to address this issue is in an attempt to counteract a decontextualized structure of mathematics education, which normally happens without meaning based on the perspective of banking and reproductive education. To do so, initially, we approach the definitions and characteristics of the cordel and its possibility of being an interdisciplinary content. In a second step, we will bring the definitions and concepts of geometry and polyhedra, and how this content can be worked through string literature. We do not consider this work as complete, but we identified that it presents as a result signs that didactic experiences based on a dialogical process between teacher and student, as well as the exercise of working with the cord in the classroom is a way to break with teaching. Of mathematics in a reproductive perspective of knowledge. Finally, we hope that through this experience, readers will be able to find a horizon of possibilities, which will make it possible to teach Mathematics more pleasurably and with meaning to students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de poliedrospt_BR
dc.subjectCordel literaturept_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectTeaching of polyhedrapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApt_BR
dc.titleLiteratura de cordel como recurso didático no ensino de poliedrospt_BR
dc.title.alternativeCordel's literature as a teaching resource in the teaching of polyhedronspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como finalidade analisar de que forma a literatura de cordel pode estabelecer-se como um recurso didático para o ensino de poliedros no ensino fundamental. A necessidade principal em abordar esta temática se dá na tentativa de contrapor uma estrutura descontextualizada de ensino de matemática, que normalmente acontece sem significado e fundamentada na perspectiva de ensino bancário e reprodutor. Para tanto, de forma inicial, abordamos as definições e características do cordel e a sua possibilidade de ser um conteúdo interdisciplinar. Em um segundo momento, traremos as definições e conceitos de geometria e poliedros, e como este conteúdo pode ser trabalhado por meio da literatura de cordel. Não consideramos este trabalho como concluso, mas identificamos que apresenta como resultado sinais de que experiências didáticas pautadas em um processo de dialógico entre professor e aluno, bem como o exercício de trabalhar com o cordel na sala de aula, é um caminho para romper com o ensino de matemática numa perspectiva reprodutivista do conhecimento. Por fim, esperamos que, por meio desta experiência, os leitores possam encontrar um horizonte de possibilidades, os quais tornem possível um ensino de Matemática mais prazeroso e significativo para os alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Literatura de cordel como recurso didático no ensino de poliedros.pdf11.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.