06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Dayvson Carlos Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0100779601403099pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Natália Alexandre de Holanda-
dc.contributor.referee2Lima, Alexandre Nascimento de-
dc.creatorSilva, Fabíola Danívia da-
dc.date.accessioned2021-09-22T11:27:42Z-
dc.date.available2021-09-22-
dc.date.available2021-09-22T11:27:42Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.citationSILVA, Fabíola Danívia da. Avaliação superficial de pavimentos através do método IGG (Índice de Gravidade Global): estudo de caso em um trecho na Av. Moxotó em Paulo Afonso – Bahia. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 20201.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7997-
dc.description.abstractThe condition of the road pavement is directly related to the performance of the road modal and the Brazilian economy, as these characteristics can cause financial and environmental losses on a high scale. Therefore, a road that presents pathologies, increases the operational cost of transportation and decreases the comfort and safety of passengers. The work, therefore, has the objective of surveying the defects of the asphalt pavement, applying the IGG method (Global Gravity Index). This method aims to reach a numerical value for the condition in which the pavement is presented, whose index ranges from 0 (excellent) to 160 (very bad).. The IGG assesses the occurrence of defects in the analyzed sections. It is a combined fault index that allows us to classify a section of the pavement, due to the occurrence of surface defects, assigning a concept of pavement condition as a function of the value found. The evaluation of the condition of the pavement establishes other possible methods of application, and in this work we chose the IGG. Seeking to evaluate a pavement on a given stretch of a 2 km road, the present work was applied to a road extension, on Avenida Moxotó, in Paulo Afonso, Bahia. It has become essential to describe the types of pathologies that occur on pavements. Dividing the section into tracks 1 and 2 and also into sections, the defects were surveyed as indicated by the chosen method. With the data described, the Global Gravity Index value of track 1 was reached at 148.4 and 129.4 in track 2, both classified as bad pavement to later know which types of maintenance are essential for the road. The method pointed to a bad condition of both lanes. Significant defects were found in the section under study, such as long longitudinal cracks (TLL), long transverse cracks (TTL), “alligator leather” interconnected (J), plastic sinking (ATP), patches (R), pans (P) and wear (D). Based on the results and high degree of degradation in wich the floor is found, there is a need for restauration.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectManifestações patológicaspt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectMétodo do IGGpt_BR
dc.subjectÍndice de Gravidade Global - IGGpt_BR
dc.subjectPaulo Afonso - Bahiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
dc.titleAvaliação superficial de pavimentos através do método IGG (Índice de Gravidade Global) estudo de caso em um trecho na Av. Moxotó em Paulo Afonso – Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA condição do pavimento das rodovias está relacionada diretamente com o desempenho do modal rodoviário e da economia brasileira, pois tais características podem causar prejuízos financeiros e ambientais em escala elevada. Assim, uma via que apresenta manifestações patológicas eleva o custo operacional do transporte e diminui o conforto e a segurança dos passageiros. O trabalho tem, portanto, o objetivo de realizar o levantamento dos defeitos do pavimento asfáltico, aplicando o método do IGG (Índice de Gravidade Global). Este método tem como finalidade chegar a um valor numérico para a condição em que se apresenta o pavimento cujo o índice varia de 0 (ótimo) a 160 (péssimo). O IGG avalia a ocorrência dos defeitos nas seções analisadas. Ele é um índice combinado de falhas que nos permite classificar um trecho do pavimento, em razão da ocorrência dos defeitos de superfície, atribuindo um conceito de condição do pavimento em função do valor encontrado. A avaliação da condição do pavimento estabelece outros métodos possíveis de aplicação, e nesse trabalho escolhemos o IGG. Buscando a avaliação de um pavimento de um determinado trecho de uma via de 2 km, o presente estudo, aplicou-se uma extensão de via, na Avenida Moxotó, em Paulo Afonso, Bahia. Tornou-se fundamental descrever os tipos de manifestações patológicas que ocorrem nos pavimentos. Dividindo o trecho em faixas 1 e 2 e também em seções, realizou-se o levantamento dos defeitos conforme indicado pelo método escolhido. Com os dados descritos chegou-se ao valor do Índice de Gravidade Global da faixa 1 em 148,4 e de 129,4 na faixa 2, ambas classificadas como pavimento ruim para, posteriormente, saber quais os tipos de manutenções que são essenciais para via. O método apontou para uma condição ruim de ambas as faixas de rolamento. Foi encontrado no trecho em estudo defeitos significativos, tais como trincas longitudinais longas (TLL), transversais longas (TTL), interligado tipo “couro de jacaré” (J), afundamento plásticos (ATP), remendos (R), panelas (P) e desgastes (D). A partir dos resultados e do elevado grau de degradação em que o pavimento se encontra há a necessidade de restauração.pt_BR
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