Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7987
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cunha, Marlécio Maknamara da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2947750321164221 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elza Maria da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8658721923461828 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Andreza Fabricia Pinheiro da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0976909346312188 | pt_BR |
dc.creator | Araújo, Laryssa Virgilio Pereira de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4441102640109219 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-21T20:53:33Z | - |
dc.date.available | 2021-09-21 | - |
dc.date.available | 2021-09-21T20:53:33Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-17 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Laryssa Virgilio Pereira de. Narrativas (auto)biográficas nas pesquisas sobre formação docente em geografia no brasil. 16 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7987 | - |
dc.description.abstract | TCC - ARTIGO | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Narrativas (auto)biográficas | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Pesquisas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Narrativas (auto)biográficas nas pesquisas sobre formação docente em geografia no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | (Self) biographic narratives in training research teacher in geography in Brazil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Pesquisas (auto)biográficas têm oferecido diferentes e instigantes contrapartidas à formação docente. Este trabalho de conclusão de curso trata de pesquisa cujo objetivo foi constituir um levantamento bibliográfico sobre narrativas (auto)biográficas nas pesquisas brasileiras sobre formação docente em geografia. Apresento um possível caminho para futuras pesquisas com uma proposta metodológica para ida a campo. A relevância desta investigação consiste em averiguar a voz do professor de geografia que se pesquisa ou que pesquisa a outros/as por meio de narrativas (auto)biográficas. Em um sentido dos estudos direcionados às memórias de vivências durante a sua trajetória como docente e humano, a metodologia incidiu sobre trabalhos publicados em anais de três congressos que acolhem trabalhos sobre formação docente em geografia. A respeito desse universo de pesquisa, identificamos que são o total de nove, os estudos que discutem a Geografia por meio da abordagem (Auto)biográfica. Nos anais dos eventos investigados notou-se que as pesquisas voltadas para as necessidades formativas de docentes em geografia ainda são restritas. Os trabalhos, em sua maioria, estão debruçados sobre formação de professores no sentido mais amplo. Em outras palavras, o que está faltando é o ingrediente principal, a voz do professor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Narrativas (auto) biográficas nas pesquisas sobre formação docente em geografia no Brasil.pdf | 269.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.