00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7985
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Medeiros, Milena Gomes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8188671316681752pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Elaine Nunes Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6815935305582042pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Josimeire de Omena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5146636828345663pt_BR
dc.creatorSilva, Adnajara Ariane Lopes da-
dc.creatorHolanda, Laysa Amâncio de-
dc.date.accessioned2021-09-21T15:30:19Z-
dc.date.available2021-09-21-
dc.date.available2021-09-21T15:30:19Z-
dc.date.issued2021-06-23-
dc.identifier.citationSILVA, Adnajara Ariane Lopes da; HOLANDA, Laysa Amâncio de. Formação profissional em Serviço Social e o desmonte da Educação superior no Brasil: avanços e retrocessos. 2021. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)- Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7985-
dc.description.abstractThis paper discusses professional training in Social Work and the impacts of the counter-reform of higher education in Brazil, apprehending its advances and setbacks in the 2000s. From the standpoint of methodological procedures, the research is qualitative and quantitative in nature. So, a bibliographic research was used, from authors such as Medeiros (2018), Mota (2016), Sobral (2012), among others. Document analysis was also used, through the help of the curricular guidelines of the Brazilian Association of Teaching and Research in Social Work (ABEPSS/1996). We also resorted to an exploratory research supported by statistical data and sources such as the Ministry of Education MEC (2014) and the Federal Council of Social Service CFESS (2015). Based on a reflective and critical analysis of the contents covered, it was identified that the current process of expansion of Brazilian higher education, in private terms, and the precariousness of working, teaching, research and extension conditions is a result of the counter-reform of education, which impacts the formation of Social Work. Contradictorily, it is understood that education is a right, understood as the result of a process of wide and long disputes between different projects of society, facing a struggle of society, academic community and entities representing the category of Social Work in the tireless permanence and existence of the public university, and the conditions for carrying out the process of teaching, research and extension in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectContrarreformapt_BR
dc.subjectFormação profissional - Serviço Social.pt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectCounter-Reformationpt_BR
dc.subjectProfessional qualification - Social servicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleFormação profissional em Serviço Social e o desmonte da Educação superior no Brasil: avanços e retrocessospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discute a formação profissional no Serviço Social e os impactos da contrarreforma da educação superior no Brasil, apreendendo seus avanços e retrocessos nos anos 2000. Do ponto de vista dos procedimentos metodológico a pesquisa é de natureza quali-quantitativa. De modo que se fez o uso de uma pesquisa bibliográfica, a partir de autores como Medeiros (2018), Mota (2016), Sobral (2012), dentre outros (as). Utilizou-se também de análise documental, através do auxílio das diretrizes curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS/1996). Recorremos, também, a uma pesquisa exploratória sob auxilio de dados estatísticos e de fontes como, o Ministério da educação MEC (2014) e o Conselho Federal de Serviço Social CFESS (2015). A partir de uma análise reflexiva e crítica dos conteúdos abordados, identificou-se que o atual processo de expansão do ensino superior brasileiro, nos moldes privados, e a precarização das condições de trabalho, de ensino, pesquisa e extensão é resultado da contrarreforma da educação, que impacta na formação do Serviço Social. Contraditoriamente, compreende-se, que da educação é um direito, e entendido como resultado de um processo de amplas e longas disputas entre projetos distintos de sociedade, frente a uma luta incansável da sociedade, comunidade acadêmica e das entidades representativas da categoria do Serviço Social pela permanência e existência e permanência da universidade pública, e das condições de efetivação do processo de ensino, pesquisa e extensão no Brasil.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.