00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7937
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9262-6507pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Eid Cavalcante da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5067896351287890pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.creatorLima, Sheldon Luiz Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3730191808635688pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-01T02:08:40Z-
dc.date.available2021-04-06-
dc.date.available2021-09-01T02:08:40Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.citationLIMA, Sheldon Luiz Santos. Jogo didático QUIMIQUIZ como ferramenta colaborativa em etapas de revisão de conteúdos de Química para o ENEM. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7937-
dc.description.abstractTeaching materials are teaching instruments or support products for teachers in the classroom. In this lineage, educational games are inserted as strong allies for the teaching-learning process. The QUIMIQUIZ game aimed to act as a collaborative tool for the revision of high school chemistry content for students who will take the ENEM test. This review encompasses basic concepts and the stimulation of the student's argumentative ability, inducing debate and critical reasoning in the classroom. The application of QUIMIQUIZ was carried out with students from public and private schools, totaling 39 students from the municipality of Rio Largo - AL. We sought to assess the impact of QUIMIQUIZ on the chemistry learning process and data collection was carried out through questionnaires applied before and after playing the game. The students showed an increase in the understanding of concepts, in addition to the development of critical capacity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de químicapt_BR
dc.subjectQUIMIQUIZpt_BR
dc.subjectDidatic gamept_BR
dc.subjectTeaching-learning of chemistrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleJogo didático QUIMIQUIZ como ferramenta colaborativa em etapas de revisão de conteúdos de Química para o ENEMpt_BR
dc.title.alternativeDidatic game QUIMIQUIZ as a collaborative tool in stages of revising chemistry content for ENEMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoOs materiais didáticos são instrumentos ou produtos pedagógicos de apoio para os professores em sala de aula. Nesta linhagem, os jogos didáticos estão inseridos como fortes aliados para o processo de ensino-aprendizagem. O jogo QUIMIQUIZ objetivou atuar como ferramenta colaborativa para a revisão do conteúdo de química do ensino médio para alunos que irão realizar a prova do ENEM. Esta revisão engloba conceitos básicos e o estimulo da habilidade argumentativa do aluno, induzindo o debate e o raciocínio crítico em sala de aula. A aplicação do QUIMIQUIZ foi realizada com discentes de rede pública e particular, totalizando 39 discentes do município de Rio Largo – AL. Buscou-se avaliar o impacto do QUIMIQUIZ no processo de aprendizagem de química e a coleta de dados foi realizada através de questionários aplicados antes e após a prática do jogo. Os discentes apresentaram um acréscimo na compreensão de conceitos, além do desenvolvimento da capacidade crítica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogo didatico QUIMIQUIZ como ferramenta colaborativa em etapas de revisao de conteudos de Quimica para o ENEM.pdf686.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.