00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7873
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Mirelly de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5889790480807087pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9738522066891266pt_BR
dc.contributor.referee2Tibana, Adriana Lopes Lisboa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4676498209317114pt_BR
dc.creatorMoura, Larissa Daniella Belo da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3525034126719428pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-14T16:46:32Z-
dc.date.available2021-03-25-
dc.date.available2021-08-14T16:46:32Z-
dc.date.issued2020-04-29-
dc.identifier.citationMOURA, Larissa Daniella Belo da Silva. Bilinguismo e seu impacto no desenvolvimento infantil até a fase adulta. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Inglês Ensino a distância) Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7873-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to analyze the possible cognitive effects in people who live in bilingual environments since very early. It’s data come from bibliographic review on bilingualism and second language acquisition in childhood, as well as the cognitive and brain aspects that are part of this process. Being able to communicate in other languages is an effectively competence that has an effect on a range of aspects in the human life and in the geopolitics of the modern world. As a consequence, the number of schools with bilingual proposals has increased throughout the national territory. The motivation for the study came from questions about impacts on cognitive and social development caused by the exposure of a person to two simultaneous languages, considering that part of this initial learning in Early Childhood Education. This study relies on the research of Bialystok (2004), and presents a brief review of the literature to understand the concept of the term bilingualism and the main theories of language acquisition. The impacts of bilingualism on child development and throughout adult life were also analyzed, as well as the contexts in which the learning process is most effective, in addition to identifying and investigating pedagogical factors and methods used in the educational environment of immersion in a bilingual education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês) Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectAdultos bilínguespt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectBilingualismpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectBilingual adultspt_BR
dc.subjectTeaching learning processpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleBilinguismo e seu impacto no desenvolvimento infantil até a fase adultapt_BR
dc.title.alternativeBilinguism and it impact on children and adults developmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa buscou analisar os possíveis impactos cognitivos ocasionados em indivíduos que convivem em ambientes bilíngues desde crianças. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o bilinguismo e aquisição de uma segunda língua na infância, bem como os aspectos cognitivos e cerebrais que são parte desse processo. A necessidade de se comunicar em outras línguas é uma competência relevante em vertentes variadas na vida do indivíduo e na geopolítica do mundo atual. Em função disso, o número de escolas com propostas bilíngues tem aumentado em todo território nacional. A motivação para o estudo surgiu devido aos questionamentos provocados acerca dos impactos no desenvolvimento cognitivo e social causados pela exposição de uma pessoa a dois idiomas simultaneamente, considerando que parte desse aprendizado tem início na Educação Infantil. Fundamentado em Bialystok (2004), o presente trabalho apresenta uma breve revisão de literatura a fim de entender o conceito do termo bilinguismo e as principais teorias da aquisição da linguagem. Foram analisados ainda os impactos do bilinguismo no desenvolvimento infantil e ao longo da vida adulta, bem como os contextos onde o processo de aprendizagem tem mais eficácia, além de identificar e investigar fatores pedagógicos e metodológicos utilizados em um ambiente educacional de imersão na educação bilíngue.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bilinguismo e seu impacto no desenvolvimento infantil até a fase adulta.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.