00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prado, Edna Cristina do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158728896858544pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.contributor.referee2Marchione, Alessandra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4827231939979335pt_BR
dc.creatorCosta Filho, Marcus Robson Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4031656161716755pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-11T03:54:25Z-
dc.date.available2021-04-25-
dc.date.available2021-08-11T03:54:25Z-
dc.date.issued2020-06-29-
dc.identifier.citationCOSTA FILHO, Marcus Robson Nascimento. A proliferação dos cursos de direito em alagoas: a história de uma expansão a serviço da razão neoliberal. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7843-
dc.description.abstractThis dissertation analyses the process of expansion of legal education in Alagoas, namely from the beginning of the 21st century until today. The choice of the State of Alagoas and the establishment of the analysis in that period were obviously not inadvertent choices. In relation to the choice of Alagoas, this indicates our attention to the increase in the number of law faculties, and therefore of bachelors in a notoriously poor State, with a large number of illiterate people and that figures among the States with the worst Human Development Index in the country. In relation to the elected period, its choice is related to the fact that in that period capitalism underwent another structural or systemic crisis that was relevant for us to understand how this process took place. The dissemination of law courses finds its most relevant characteristics in the official discourse of quality and the hegemony of the private sector. It is from this context that we extracted the problem that we decided to solve, in order to point out which master of the researched process, whether the search for quality or mercantilization, because these have different and antagonistic desiderata. Dialectic historical materialism was the scientific method that guided us in this analysis, because it allowed us to understand the complex contradiction that is contained in the expansion, which is worsened exactly in the phase of structural or systemic crisis of capitalism. In the light of this method and of the understanding of the concept and role of the state in the face of the crisis of the capitalist system formulated by István Mészáros, we focus on this process that led the state of Alagoas to have from the two law faculties at the beginning of the years 2000 to, in the year 2019, more than two dozen of these institutions. Our general objective was to reveal the predominant driving force of a process that has quintupled the number of law courses: whether the announced search for quality, according to the official rhetoric that is contained in the state documents, or the handing over of this educational sector to the private initiative, this is because, from the theoretical references that we use, it is evident that these two foundations deny each other.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino jurídico - Alagoaspt_BR
dc.subjectMercantilizaçãopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectExpansãopt_BR
dc.subjectLegal education - Alagoas.pt_BR
dc.subjectMercantilizationpt_BR
dc.subjectExpansionpt_BR
dc.subjectNeoliberalismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA proliferação dos cursos de direito em alagoas: a história de uma expansão a serviço da razão neoliberalpt_BR
dc.title.alternativeThe proliferation of law courses in alagoas: the history of an expansion at the service of the neoliberal reasonpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa o processo de expansão do ensino jurídico em Alagoas, designadamente, a partir do início do século XXI até os dias de hoje. A escolha do Estado de Alagoas e a fixação da análise nesse período não foram, por óbvio, escolhas inadvertidas. Em relação à escolha de Alagoas, isso indica nossa atenção para o aumento de número de faculdades de Direito, e, portanto, de bacharéis em um Estado notadamente pobre, com um grande número de analfabetos e que figura entre os Estados de pior Índice de Desenvolvimento Humano do país. Em relação ao período eleito, sua escolha está relacionada ao fato de que nesse período o capitalismo enveredou por mais uma crise estrutural ou sistêmica que foi relevante para compreendermos a forma como se deu esse processo. A disseminação dos cursos de Direito encontra no discurso oficial da qualidade e na hegemonia do setor privado suas mais relevantes características. É desse contexto do qual se extraiu a problemática que resolvemos dirimir, a fim de apontar qual o senhor do processo pesquisado, se a busca pela qualidade ou mercantilização, porquanto esses têm desideratos diferentes e antagônicos. O materialismo histórico dialético foi o método científico que nos guiou nessa análise, isso porque nos permitiu compreender a complexa contradição que está contida na expansão, que se agudiza exatamente na fase de crise estrutural ou sistêmica do capitalismo. À luz desse método e da compreensão do conceito e do papel do Estado em face da crise do sistema capitalista formulada por István Mészáros, debruçamo-nos sobre esse processo que levou o Estado de Alagoas a ter das duas faculdades de Direito no início dos anos 2000 a, no ano de 2019, mais de duas dezenas dessas instituições. Nosso objetivo geral foi desvelar qual o elemento propulsor predominante de um processo que quintuplicou o número de cursos de Direito: se a anunciada busca pela qualidade, conforme a retórica oficial que se encontra contida nos documentos estatais, ou a entrega desse setor educacional para a iniciativa privada, isso porque, a partir dos referenciais teóricos que utilizamos, resta evidente que esses dois fundamentos se negam mutuamente.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.