00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16580
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação infantil na Pedagogia Waldorf : um olhar sobre a avaliação do desenvolvimento
Autor(es): Santos, Enaura Cristina da Silva;
Jordan, Roberta Oliveira
Primeiro Orientador: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee1: Anjos, Cleriston Izidro dos
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Fábio Hoffmann
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender o processo de avaliação da criança na educação infantil dentro da pedagogia Waldorf, baseada na ciência espiritual desenvolvida por Rudolf Steiner, conhecida como Antroposofia. Utilizando a pesquisa bibliográfica, o estudo explora a biografia de Steiner, os fundamentos da Antroposofia e a estrutura da pedagogia Waldorf. Como resultado, temos o detalhamento de como a avaliação das crianças nessa abordagem perpassa por aspectos que vão além da capacidade social e cognitiva, destacando a importância de um desenvolvimento holístico. Além isso, destaca a importância da autoavaliação do educador, e o seu papel na orientação das crianças para um crescimento equilibrado e saudável.
Abstract: This article aims to understand the process of evaluating children in early childhood education within the Waldorf pedagogy, based on the spiritual science developed by Rudolf Steiner, known as nthroposophy. Using bibliographical research, the study explores Steiner's biography, the foundations of Anthroposophy and the structure of Waldorf pedagogy. As a result, we have details of how the assessment of children in this approach encompasses aspects that go beyond social and cognitive capacity, highlighting the importance of holistic development. Furthermore, it highlights the importance of the educator's self-assessment, and its role in guiding children towards balanced and healthy growth.
Palavras-chave: Pedagogia Waldorf
Educação infantil
Primeiro setênio
Avaliação
Waldorf education
early childhood education
first septennium
evaluation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Enaura Cristina da Silva; JORDAN, Roberta Oliveira. Educação infantil na Pedagogia Waldorf : um olhar sobre a avaliação do desenvolvimento. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16580
Data do documento: 23-ago-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação infantil na Pedagogia Waldorf um olhar sobre a avaliação do desenvolvimento.pdf752.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.