06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moraes, Flávio Augusto Aguiar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1000961991443221pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Nascimento Neto, Luiz Domingos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5705008568259147pt_BR
dc.contributor.referee1Badué, Gabriel Soares-
dc.contributor.referee2Silva, Gleice pereira da-
dc.creatorSantos, Ana Maria Moreno dos-
dc.date.accessioned2024-04-18T15:03:40Z-
dc.date.available2024-04-18-
dc.date.available2024-04-18T15:03:40Z-
dc.date.issued2018-11-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Maria Moreno dos. Caminhos, conflitos e esperanças do axé: relatos de uma sertaneja candomblecista em Pariconha 1964-2018. 31 f. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13517-
dc.description.abstractCandomblé consists throughout its historical process as a symbol of resistance. The religions of African origin arrived in Brazil in the middle of the sixteenth century, when blacks were brought to the colony to be used as slave labor, having great historical significance in the formation of Brazilian society, were important for economic, social development and culture of Brazil. Candomblé maintains its ancestry firmly preserving the teachings, at the same time that it was propagated through orality. This article is based on the life of an Alagoan Yalórixa, Maria Lúcia and her family and social conflicts that began in the period of 1964 in the region of Pariconha where her childhood was marked by her first religious experiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectYalorixápt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectReligião de matriz africanapt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectPrejudicept_BR
dc.subjectPariconha - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.titleCaminhos, conflitos e esperanças do axé relatos de uma sertaneja candomblecista em Pariconha 1964-2018pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Candomblé consiste ao longo do seu processo histórico como um símbolo de resistência. As religiões de matriz africana chegaram ao Brasil na metade do século XVI, quando os negros foram trazidos à Colônia para serem utilizados como mão-de-obra escrava, tendo grande significado histórico na formação da sociedade brasileira, foram importantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil. O Candomblé mantém firmes sua ancestralidade preservando os ensinamentos, ao mesmo tempo em que foi propagada através da oralidade. presente artigo está embasado na vida de uma Yalórixa alagoana, Maria Lúcia1 e seus conflitos familiares e sociais iniciados no período de 1964 na região de Pariconha onde teve a infância marcada pelas suas primeiras experiências religiosas.pt_BR
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