00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Jacqueline Praxedes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079389802609076pt_BR
dc.contributor.referee1Marisco, Luciane Maranha de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1026724424596950pt_BR
dc.contributor.referee2Calazans, Denis Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2551443152410199pt_BR
dc.creatorAnselmo, Maria José de Lima-
dc.date.accessioned2023-10-19T12:51:17Z-
dc.date.available2023-10-19-
dc.date.available2023-10-19T12:51:17Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.identifier.citationANSELMO, Maria José de Lima. O hábito de leitura dos alunos de escolas públicas estaduais de Maceió da 1ª gere. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12364-
dc.description.abstractThis study aimed to know the reading habits of students in the 3rd year of high school in the state public schools of Maceió of the 1st Teaching Management (GERE), as well as to identify projects to encourage reading carried out in schools. The research was carried out through the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program (PIBIC), cycle 2019-2020, entitled “Teaching of Geography and Literature: the Literary PNLD in state public schools in Maceió”. The questionnaire was used as a data collection instrument, and the material was given to the students in questionnaires to be answered. After this step, the questionnaires were tabulated and the acquired data analyzed, based on the selected theoretical framework for this investigation. The data obtained showed, among other results, that the socioeconomic profile of students is linked to their access to books and, consequently, to the habit of reading, making the school, and the projects developed therein, the main means of encouraging the act of reading.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleO hábito de leitura dos alunos de escolas públicas estaduais de Maceió da 1ª gerept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou conhecer os hábitos de leitura dos alunos do 3° ano do Ensino Médio das escolas públicas estaduais de Maceió da 1ª Gerência de Ensino (GERE), bem como identificar os projetos de incentivo à leitura realizados nas escolas. A pesquisa foi realizada através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), ciclo 2019-2020, intitulado “Ensino de Geografia e Literatura: o PNLD Literário nas escolas públicas estaduais de Maceió”. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados o questionário, sendo o material entregue aos alunos para que fosse respondido. Após essa etapa, os questionários foram tabulados e os dados adquiridos analisados, tendo como base para essa averiguação o referencial teórico selecionado. Os dados obtidos demostraram, entre outros resultados, que o perfil socioeconômico dos alunos está ligado a seu acesso a livros e, consequentemente, ao hábito de leitura, fazendo da escola e dos projetos nela desenvolvidos o principal meio de incentivo ao ato de ler.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O hábito de leitura dos alunos de escolas públicas estaduais de Maceió da 1ª gere.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.