00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Juliana Roberta Theodoro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7084405149962799pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Vânio Fragoso de-
dc.contributor.referee2Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.creatorSilva, Maria Jussara da-
dc.date.accessioned2023-09-29T21:19:33Z-
dc.date.available2023-09-01-
dc.date.available2023-09-29T21:19:33Z-
dc.date.issued2023-06-02-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Jussara da. Educação inclusiva para pessoas com deficiência auditiva (baixa audição) nos cursos de 6o ano: uma proposta utilizando jogos feitos com tecnologias digitais. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12224-
dc.description.abstractIn this work, we will make a brief discussion about the importance of the inclusion of people with disabilities in basic education, and will report the experience lived by one of the authors during her academic life as a student with hearing impairment. We will address the specifications of hearing loss, impacts caused by this deficiency, diagnosis and solutions to solve or mitigate the impacts caused by lack of hearing. We will present a suggestion to approach mathematical contents of the 6th year using games elaborated through digital technologies. The work aims to clarify and retrogress the socio communicative and learning difficulties experienced by students with low hearing, emphasizing the use of mathematical games in the classes of 6th.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectJogos de Matemáticapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectMath gamespt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEducação inclusiva para pessoas com deficiência auditiva (baixa audição) nos cursos de 6º ano: uma proposta utilizando jogos feitos com tecnologias digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, faremos uma breve discussão sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência na educação básica, será relatada a experiência vivenciada por uma das autoras durante sua vida acadêmica enquanto aluna com deficiência auditiva. Abordaremos as especificações das perdas auditivas, impactos causados por essa deficiência, diagnóstico e soluções para resolver ou amenizar os impactos ocasionados pela falta de audição. Apresentaremos uma sugestão de abordagem de conteúdos matemáticos do 6o. ano utilizando jogos elaborados através de tecnologias digitais. O trabalho tem como objetivo esclarecer e retroceder as dificuldades sociocomunicativas e de aprendizagem experienciadas por alunos de baixa audição, enfatizando a utilização de jogos matemáticos nas turmas de 6o.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.