00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Danielly Amatte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4848182363467970pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Janaina Freitas Silva de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393149118658302pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Nathália Feitosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3094561651690519pt_BR
dc.creatorOliveira, Thallyson Henrique de Melo-
dc.date.accessioned2023-05-25T17:47:10Z-
dc.date.available2023-04-28-
dc.date.available2023-05-25T17:47:10Z-
dc.date.issued2023-02-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Thallyson Henrique de Melo. Formei e agora? Um estudo de caso sobre organizações estudantis como meio de compreender os principais receios dos jovens designers alagoanos. 2023. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11327-
dc.description.abstractEntering the job market after graduation is a complex task for various jobs. For the Alagoano designer, the process of insertion into the market is even more complex. Due to the fact that it is a recent job in the state, it is not easily understood by the community and difficulties are encountered in the process of understanding the day-to-day work of the design professional. This work aims to analyze organizations created by university students, in order to understand what influence these organizations can have on the professional development of these students and their entry into the market. An analysis was carried out based on a hybrid methodology, guided by tools from service design (STICKDORN; SCHNEIDER, 2014), supplemented by tools used in case studies (GIL, 2010). The study began with a literature review with the purpose of understanding the points of action of design, its application as management and strategy, and the forms of insertion into the Alagoas job market. Next, in order to better understand the target audience, an online form was generated. Due to the need to explore the various groups found among the students, focus groups were also conducted based on the doubts and uncertainties identified in the form. Finally, based on what was obtained and verified in the focus groups, two case studies were developed of institutions formed by academics, aligning academic formation with the application of learning in practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectInserção profissionalpt_BR
dc.subjectDesignerpt_BR
dc.subjectOrganizações estudantispt_BR
dc.subjectDesign in practicept_BR
dc.subjectStudent organizationspt_BR
dc.subjectYoung designerspt_BR
dc.subjectJob marketpt_BR
dc.subjectAlagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.titleFormei e agora? Um estudo de caso sobre organizações estudantis como meio de compreender os principais receios dos jovens designers alagoanospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoIngressar no mercado de trabalho após a graduação é uma tarefa complexa para diversas profissões. Para o designer alagoano, esse processo de inserção se mostra ainda mais complexo. Por se tratar de uma profissão recente no estado, a mesma não é entendida facilmente pela comunidade e dificuldades são encontradas no processo de entendimento do dia-a-dia do profissional de design. Este trabalho visa analisar organizações criadas por estudantes universitários, a fim de compreender qual influência estas podem possuir no desenvolvimento profissional desses alunos e na entrada deles no mercado de trabalho. Realizou-se análise baseada numa metodologia híbrida, pautada por ferramentas do design de serviços (STICKDORN; SCHNEIDER, 2014), complementada por ferramentas utilizadas em estudos de caso (GIL, 2010). O estudo teve início com uma pesquisa bibliográfica com finalidade de entender quais os pontos de atuação do design, sua aplicação enquanto gestão e estratégia e as formas de inserção no mercado de Alagoas. Em seguida, para melhor entendimento do público-alvo, gerou-se questionário online. Devido a necessidade de explorar mais os diversos grupos encontrados entre os estudantes, realizou-se também grupos focais pautados pelas dúvidas e incertezas identificadas no questionário. Por fim, com base no que foi obtido e apurado nos grupos focais, elaborou-se dois estudos de caso de instituições formadas por acadêmicos, alinhando uma formação acadêmica à aplicação do aprendizado na prática.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.