00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10695
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Jeylla Salomé Barbosa dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1325800076691958pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.creatorMenezes, Cleber Tiago de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5458317934803286pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-15T18:51:24Z-
dc.date.available2023-03-10-
dc.date.available2023-03-15T18:51:24Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.citationMenezes, Cleber Tiago de. Resolução de problemas de matemática com a mediação da tecnologia: uma abordagem baseada no método de Pólya. 2023. 113f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10695-
dc.description.abstractMany students have difficulties in solving math problems because they do not understand the steps that facilitate their resolution. Hence the need to use the Pólya method, which helps students in this process of solving math problems through the four stages of Pólya, which consists of understanding the problem, developing a solution plan, executing the plan and revising the steps followed. The aim of this work was to analyze how students use Pólya's theory to solve technology-mediated math problems in an intervention in the context of emergency remote classes during the Coronavirus pandemic. The research is of a qualitative nature of the action research type. The methodological path covered 4 stages: (i) construction of the action research problem, (ii) elaboration of an action plan; (iii) implementation of the action plan; (iv) evaluation of the intervention. Data were collected through semi-structured interviews and participant observation and recorded in audiovisual and field diary. The analysis was based on the categories: interaction, mediation and autonomy. The intervention lasted six meetings that took place through videoconferences, 16 students from the fifth year of elementary school in a public school participated in the research. Preliminary data allowed us to observe that Pólya's method proved to be an efficient methodological strategy for solving problems considering that students had constant interaction during the meetings. In addition, the students presented themselves as autonomous as they managed to establish strategies for using Pólya's method in solving problems. Finally, it is worth emphasizing that this method presented itself as an efficient pedagogical resource in the mathematical literacy process, as it contributed to the understanding of the processes that involve the use of mathematical concepts in practical situations in the daily lives of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEducation elementarypt_BR
dc.subjectInteractionist partnerpt_BR
dc.subjectDigital culturept_BR
dc.subjectMath problem solvingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleResolução de problemas de matemática com a mediação da tecnologia: uma abordagem baseada no método de Pólyapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoMuitos estudantes apresentam dificuldades na resolução de problemas de matemática, pois não compreendem as etapas que facilitam sua resolução. Daí que surge a necessidade de utilizar o método de Pólya, que auxilia os estudantes nesse processo de resolução de problemas de matemática por meio das quatro etapas de Pólya, que consiste em compreender o problema, elaborar um plano de resolução, executar o plano e revisar as etapas seguidas. O trabalho objetivou-se analisar como os estudantes utilizam a teoria de Pólya para resolução de problemas de matemática mediados pela tecnologia em uma intervenção no contexto das aulas remotas emergenciais durante a pandemia de Coronavirus. A pesquisa é de cunho qualitativo do tipo pesquisa-ação. O percurso metodológico percorreu 4 etapas: (i) construção do problema da pesquisa ação, (ii) elaboração de um plano de ação; (iii) implantação do plano de ação; (iv) avaliação da intervenção. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e da observação participante e registrados em audiovisual e diário de campo. A análise se deu a partir das categorias: interação, mediação e autonomia. A intervenção durou seis encontros que aconteceram por meio de videoconferências, participaram da pesquisa 16 estudantes do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública. Os dados preliminares nos permitiram observar que o método de Pólya mostrou-se uma estratégia metodológica eficiente para a resolução de problemas considerando que os estudantes apresentaram constante interação durante os encontros. Além disso, os estudantes apresentaram- se autônomos à medida em que conseguiam estabelecer estratégias para a utilização do método de Pólya na resolução dos problemas. Por fim, é válido enfatizar que este método se apresentou como um eficiente recurso pedagógico no processo de letramento matemático, uma vez que colaborou para a compreensão dos processos que envolvem a utilização dos conceitos matemáticos em situações práticas do cotidiano dos estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.