00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Tipo: Dissertação
Título: Ambiente interativo de aprendizagem para o apoio ao estudante no diagnóstico de paciente de acidente vascular cerebral
Título(s) alternativo(s): Interactive Learning Environment to help students to diagnosis of stroke.
Autor(es): Mangueira, Elba Maria Quirino de Almeida
Primeiro Orientador: Paraguaçu, Fábio
metadata.dc.contributor.referee1: Hernández Domí­nguez, Arturo
metadata.dc.contributor.referee2: Ferneda, Edilson
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um Ambiente Interativo de Aprendizagem utilizando o Computador de apoio ao diagnóstico e auxí­lio no tratamento de pacientes que apresentam disfunções neurológicas. A pesquisa propõe uma arquitetura que facilite as atividades dos estudantes da área da saúde, na tomada de decisão, para o aconselhamento fisioterápico dos pacientes de acidente vascular cerebral. Utilizou-se a abordagem de Raciocí­nio Baseado em Casos (RBC) que tem como idéia geral a utilização de experiências passadas para a solução de novos problemas. Este trabalho se concentrou nas fases de indexação, representação e recuperação dos casos, com a utilização de métricas de similaridade como a Contagem de Caracterí­sticas e a Regra do Contraste de Tversky. Um protótipo foi construí­do para a validação dessas métricas, provando a eficiência na recuperação dos casos na base de casos
Abstract: This paper aims to provide an Interactive Learning Environment using the computer to support aid in the diagnosis and treatment of patients with neurological disorders. The study proposes an architecture which facilitates the activities of students in the health area, in decision making, for the advice of physiotherapy for stroke patients. It was used the approach of Case-Based Reasoning (CBR) that has, like general idea, the use of past experiences to the solution of new problems. This work focused on the stages of indexing, representation and retrieval of cases, with the use of metrics, similar characteristics as the Count Features and Tversky s Contrast Model. A prototype was built for the validation of these metrics, proving the efficiency in the recovery of the cases on the basis of cases
Palavras-chave: Interactive Learning Environment
Case-Based Reasoning
Cerabral Vascular Accident
Medical Informatics
Ambiente interativo de aprendizagem
Raciocí­nio baseado em casos
Acidente vascular cerebral
Informática médica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Modelagem Computacional de Conhecimento
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: MANGUEIRA, Elba Maria Quirino de Almeida. Ambiente interativo de aprendizagem para o apoio ao estudante no diagnóstico de paciente de acidente vascular cerebral . 2008. 126 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/825
Data do documento: 21-ago-2008
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