00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.advisor1LattesCOSTA, E. B.por
dc.contributor.referee1Hernández-Domí­nguez, Arturo-
dc.contributor.referee1LattesHERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, A.por
dc.contributor.referee2Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005por
dc.contributor.referee3Ferneda, Edilson-
dc.contributor.referee3LattesFERNEDA, E.por
dc.creatorSecco, Rosemeire Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1798893987765438por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:46:20Z-
dc.date.available2012-10-04-
dc.date.available2015-08-25T18:46:20Z-
dc.date.issued2007-10-25-
dc.identifier.citationSECCO, Rosemeire Lima. An interactive learning environmental in fraction.. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/810-
dc.description.abstractThis work proposes an Interactive Learning Environment oriented to the Fraction domain. It offers support to both student and teacher. In favour of the student the environment offers software agents that implements a distributed problem solver yielding respective explanations and an appraiser of solutions, and an evaluator module to evaluate the solution of the student. The system also provides the student with adequate feedback concerning his solution. The teachers have support in the environment construction by means of tools to make the news problems and accept the problems of the environment. The environment was designed in accordance with the conceptual model of the MATHEMA and ForBILE, adopting the Problem Based Learning - PBL as a pedagogical methodology. The system uses some functionalities common of classic STI, having been implemented using the Java technology. A preliminary experiment of the environment indicates some pedagogical quality, as well as its acceptance by the students.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentModelagem Computacional de Conhecimentopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteractive learning environmentaleng
dc.subjectMath (Study and teaching)eng
dc.subjectFraction (Mathematics)eng
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectAmbiente interativo de aprendizagempor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectFração (Matemática)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleUm ambiente interativo de aprendizagem em fraçãopor
dc.title.alternativeAn interactive learning environmental in fraction.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNeste trabalho é proposto um ambiente interativo de aprendizagem no domí­nio de fração, oferecendo ferramentas ao estudante e ao professor. Para o estudante, o ambiente fornece agentes de software que implementam de forma distribuí­da um resolvedor de problemas e um avaliador de soluções, permitindo tanto avaliar a solução proposta pelo estudante, quanto resolver problemas colocados pelo estudante, além de oferecer suporte pedagógico durante o processo de solução de problemas. Já o professor possui suporte na construção de ambientes específicos, tendo a sua disposição ferramentas para definir um espaço de problemas ou aceitar os problemas já contidos no ambiente. O ambiente foi projetado de acordo com o modelo conceitual do MATHEMA e do arcabouço ForBile, adotando a Aprendizagem Baseada em Problemas-PBL como abordagem pedagógica. O sistema faz uso de algumas funcionalidades comuns aos STI s clássicos, tendo sido implementado usando a tecnologia Java. Foi realizado um experimento com o protótipo desenvolvido e os primeiros resultados dão indí­cios quanto à  qualidade pedagógica do ambiente proposto, assim como a sua aceitação pelos estudantes.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um ambiente interativo de aprendizagem em fração.pdf1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.