Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/810
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Um ambiente interativo de aprendizagem em fração.
Other Titles: An interactive learning environmental in fraction.
metadata.dc.creator: Secco, Rosemeire Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Evandro de Barros
metadata.dc.contributor.referee1: Hernández-domínguez, Arturo
metadata.dc.contributor.referee2: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee3: Ferneda, Edilson
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho é proposto um ambiente interativo de aprendizagem no domínio de fração, oferecendo ferramentas ao estudante e ao professor. Para o estudante, o ambiente fornece agentes de software que implementam de forma distribuída um resolvedor de problemas e um avaliador de soluções, permitindo tanto avaliar a solução proposta pelo estudante, quanto resolver problemas colocados pelo estudante, além de oferecer suporte pedagógico durante o processo de solução de problemas. Já o professor possui suporte na construção de ambientes específicos, tendo a sua disposição ferramentas para definir um espaço de problemas ou aceitar os problemas já contidos no ambiente. O ambiente foi projetado de acordo com o modelo conceitual do MATHEMA e do arcabouço ForBile, adotando a Aprendizagem Baseada em Problemas-PBL como abordagem pedagógica. O sistema faz uso de algumas funcionalidades comuns aos STI s clássicos, tendo sido implementado usando a tecnologia Java. Foi realizado um experimento com o protótipo desenvolvido e os primeiros resultados dão indícios quanto à qualidade pedagógica do ambiente proposto, assim como a sua aceitação pelos estudantes.
Abstract: This work proposes an Interactive Learning Environment oriented to the Fraction domain. It offers support to both student and teacher. In favour of the student the environment offers software agents that implements a distributed problem solver yielding respective explanations and an appraiser of solutions, and an evaluator module to evaluate the solution of the student. The system also provides the student with adequate feedback concerning his solution. The teachers have support in the environment construction by means of tools to make the news problems and accept the problems of the environment. The environment was designed in accordance with the conceptual model of the MATHEMA and ForBILE, adopting the Problem Based Learning - PBL as a pedagogical methodology. The system uses some functionalities common of classic STI, having been implemented using the Java technology. A preliminary experiment of the environment indicates some pedagogical quality, as well as its acceptance by the students.
Keywords: interactive learning environmental
Math
Fraction
Tecnologia educacional
Ambiente interativo de aprendizagem
Matemática Estudo e ensino
Fração (Matemática)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Modelagem Computacional de Conhecimento
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citation: SECCO, Rosemeire Lima. An interactive learning environmental in fraction.. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/810
Issue Date: 25-Oct-2007
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Rosemeire Lima Secco_2007.pdf1,54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.