00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7792
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Valéria Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Jailson Costa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4481661071361187pt_BR
dc.creatorSilva, Lyzandra Santos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867331585047283pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-22T18:18:28Z-
dc.date.available2021-04-22-
dc.date.available2021-04-22T18:18:28Z-
dc.date.issued2020-10-26-
dc.identifier.citationSILVA, Lyzandra Santos da. Alfabetização/letramento na EJA: um diálogo conceitual. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7792-
dc.description.abstractARTIGOpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectGenealogiapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
dc.titleAlfabetização/letramento na EJA: um diálogo conceitualpt_BR
dc.title.alternativeTCC artigopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo que tem como objetivo socializar o processo que originou a genealogia e a cartografia sobre alfabetização/letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA)e é resultado de uma pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas da Iniciação Cientifica (Pibic), no período de 2019 e 2020, inserida no Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja) e articulada a uma investigação luso-brasileira, denominada “Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico (2017-2020)”, que visa compreender os principais fundamentos, termos/conceitos e autores recorrentes do campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Utiliza-se da abordagem quantiqualitativa (CRESWELL, 2010), com ênfase na pesquisa bibliográfica/exploratória (LIMA; MIOTO, 2007), na análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 2013), (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e na técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A pesquisa de iniciação científica utilizou como fonte o repositório da Capes, em relação aos Periódicos A1 até B2, tendo como base os seguintes descritores “alfabetização na EJA”, “alfabetização e letramento na EJA” e “letramento na EJA”, o que gerou um corpus de 27 artigos. O texto apontou que os artigos foram limitados quantitativamente em relação ao período estudado (2001-2019), o que limitou também a possibilidade de dispormos de mais verbetes constantes no glossário, expresso didaticamente por categorias. Mostrou, ainda, um diálogo promissor entre os autores da Educação e da Linguagem e uma qualidade ímpar nas publicações, analisadas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alfabetização-Letramento na EJA - um diálogo conceitual.pdf449.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.