00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Freitas Júnior, Olival de Gusmão-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1878932894256747pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Thales Miranda de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8181104476035846pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Rodrigo Lins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5512849006877767pt_BR
dc.creatorPinto, Glevson da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672678699453569pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-20T01:50:51Z-
dc.date.available2021-04-19-
dc.date.available2021-04-20T01:50:51Z-
dc.date.issued2019-11-18-
dc.identifier.citationPINTO, Glevson da Silva. Modelo de análise e predição para identificação dos fatores que influenciam o desempenho escolar na rede de ensino básico: estudo de caso em escolas municipais de Alagoas. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Informática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7782-
dc.description.abstractThe transformations that have occurred in the management and organization of educational systems have been demanding decisions to improve the teaching and learning process in public educational institutions in Brazil. In this sense, the Ministry of Education created the Basic Education Development Index (IDEB), to evaluate and monitor the educational process of Brazilian schools. In this context, in particular, Educational Data Mining has provided techniques and, thus, has been helping educators and managers to support decision making, enabling the extraction of relevant information from databases. Situated in the aforementioned area, this work aims to explore attribute selection techniques and predictive algorithms, aiming to identify which factors impact on the IDEB of Alagoas municipal schools. Thus, it aims to assist in the decision-making process of educational managers, for further studies and reflections in the area. of education. Therefore, data from the Saeb test of the public schools of Maceió and Teotônio Vilela were used, conducting an experimental study, producing relevant results in the task of identifying relevant attributes to support educational managers. The results indicate that several factors influence student performance, such as the student's parents' education, the incentive to study, the teacher's commitment and the management style.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica (Brasil. Ministério da Educação) - Alagoaspt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem de máquinapt_BR
dc.subjectEducational data miningpt_BR
dc.subjectAttribute selectionpt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleModelo de análise e predição para identificação dos fatores que influenciam o desempenho escolar na rede de ensino básico: estudo de caso em escolas municipais de Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeAnalysis and prediction model to identify factors that influence school performance in the basic education network: case study in municipal schools in Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAs transformações ocorridas na gestão e organização dos sistemas educacionais vêm demandando a tomada de decisões no sentido de melhorar o processo de ensino e aprendizagem nas instituições educacionais públicas do Brasil. Nesse sentido, o Ministério da Educação criou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), para avaliar e monitorar o processo educativo das escolas brasileiras. Neste contexto, particularmente, a Mineração de Dados Educacionais tem provido técnicas e, deste modo vem auxiliando educadores e gestores no apoio a tomada de decisões, permitindo extração de informações relevantes de bases de dados. Situado na mencionada área este trabalho objetiva explorar técnicas de seleção de atributos e algoritmos preditivos, visando identificar quais fatores impacta no IDEB das escolas municipais de Alagoas. Assim, visa-se auxiliar no processo decisório dos gestores educacionais, para posteriores estudos e reflexões na área da educação. Para tanto, utilizou-se dados do teste Saeb das escolas públicas de Maceió e de Teotônio Vilela, conduzindo um estudo experimental, produzindo relevantes resultados na tarefa de identificação de atributos relevantes para apoiar os gestores educacionais. Os resultados indicam que diversos fatores influenciam o desempenho dos alunos, tais como: a escolaridade dos pais do aluno, o incentivo aos estudos, o compromisso do docente e o estilo de gestão.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.