00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7579
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carmem Lúcia de Araújo Paiva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885301102968819pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Yara Pereira da Costa e Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6379207800285906pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Gilson Oliveira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9220817099269462pt_BR
dc.creatorVerçoza, Fabiana Maria Da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8146993234966570pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-18T20:38:44Z-
dc.date.available2021-02-03-
dc.date.available2021-02-18T20:38:44Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationVERÇOZA, Fabiana Maria da Silva. Educomunicação como metodologia ativa na formação de professores do ensino médio. 2020. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7579-
dc.description.abstractEducommunication is characterized as an active methodology, capable of making learning more meaningful for learners and teachers, with regard to the training of student protagonists.In Brazil, Paulo Freire and Mário Káplum were the scholars who stood out on the recognition of the interrelationship between education and communication, considered essential components in the construction of systematized knowledge. This work aimed to verify how the teachers of the State Education Network of Alagoas perceive the use of Educommunication in the pedagogical practice in the classroom, in order to observe what are the main results of the application of this active methodology in the teaching and learning processes. The study involved 15 teachers from the public school system, who participated in a training in Educommunication promoted by the State Department of Education of Alagoas (SEDUC), which had the intention of making each one learn the aspects of this active methodology through the experimentation of technological resources for application in the classroom. The main result of this, according to the teachers, was the establishment of less expository and more experimental classes, with a more active participation of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectProtagonismo Estudantilpt_BR
dc.subjectEducommunicationpt_BR
dc.subjectDigital Technologiespt_BR
dc.subjectStudent Protagonismpt_BR
dc.subjectMeaningful Learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleEducomunicação como metodologia ativa na formação de professores do ensino médiopt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoA Educomunicação se caracteriza como uma metodologia ativa, capaz de tornar uma aprendizagem mais significativa para os aprendizes e professores, no que diz respeito à formação de protagonistas estudantis. No Brasil, Paulo Freire e Mário Káplum foram os estudiosos que se destacaram sobre o reconhecimento da inter-relação entre a educação e comunicação, consideradas componentes indispensáveis na construção do conhecimento sistematizado. Este trabalho teve como objetivo verificar de que modo os professores da Rede Estadual de Educação de Alagoas percebem o uso da Educomunicação na prática pedagógica em sala de aula, a fim de observar quais os principais resultados da aplicação dessa metodologia ativa no processo de ensino e aprendizagem. O estudo envolveu 15 professores da rede pública de ensino, os quais participaram de uma formação em Educomunicação promovida pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC), que tinha o intuito de fazer com que cada um aprendesse os aspectos dessa metodologia ativa através da experimentação de recursos tecnológicos para aplicação em sala de aula. O principal resultado disso, de acordo com os professores, foi o estabelecimento de aulas menos expositivas e mais experimentais, com uma participação mais ativa dos estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educomunicação como metodologia ativa na formação continuada de professores do ensino médio.pdf462.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.