00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima , Lucy Vieira da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0010369315381653pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5455567894430418pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Antonio Carlos Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2370112735730975pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Lucia de Mendonça-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7536566859892948pt_BR
dc.contributor.referee3Vieira, Maria de Lourdes Fonseca-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187168101466129pt_BR
dc.creatorFerreira, Maria Dirlene Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4684824964731350pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-20T15:29:54Z-
dc.date.available2021-01-14-
dc.date.available2021-01-20T15:29:54Z-
dc.date.issued2020-09-04-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria Dirlene Alves. Análise do ensino sobre reumatologia na graduação em medicina. 2020. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7447-
dc.description.abstractThis Academic Course Conclusion Paper (TACC) presents the result of a study developed during a master's program whose objective was to analyze the teaching on rheumatology in undergraduate medicine at public universities in Brazil and the necessary skills in the context of Health Policy. an exploratory research, in which the documentary analysis methodology was used, having as sources the Course Pedagogical Projects (PPC), made available by electronic means. For the systematization of the data, the technique of content analysis was used, whose inputs enabled the organization of the study results in an article and an intervention product. The article discussed the advances, pedagogical challenges and perspectives of teaching rheumatology in undergraduate medicine, indicating as a result that of the 44 universities surveyed, 30 include the content of rheumatology in their curricular matrices, however, most of them approach the content in a generic way, dialoguing little with clinical protocols that guide practices in health services. Considering the results pointed out in the investigation about teaching in rheumatology, the study presented as a product an application of clinical-assistance and technical-pedagogical support in the area of rheumatology to be used in basic health units.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReumatologiapt_BR
dc.subjectEducação de graduação em medicinapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectDoenças reumáticaspt_BR
dc.subjectTeaching in rheumatologypt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectPrimary attentionpt_BR
dc.subjectRheumatic pathologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleAnálise do ensino sobre reumatologia na graduação em medicinapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of teaching about rheumatology in graduation in medicinept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) apresenta o resultado de estudo, desenvolvido durante mestrado, cujo objetivo foi analisar o ensino sobre reumatologia na graduação em Medicina das universidades públicas do Brasil e as competências necessárias no contexto da Política de Saúde. Trata-se uma pesquisa exploratória, na qual se utilizou a metodologia de análise documental, tendo como fontes os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), disponibilizados por meio eletrônico. Para a sistematização dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, cujos insumos possibilitaram a organização dos resultados em um artigo e um produto de intervenção. O artigo discutiu os avanços, desafios pedagógicos e perspectivas do ensino da reumatologia na graduação em Medicina, indicando como resultado que, das 44 universidades pesquisadas, 30 incluem o conteúdo de reumatologia nas suas matrizes curriculares. Contudo, a maioria aborda o conteúdo de forma genérica, dialogando pouco com os protocolos clínicos que orientam as práticas nos serviços de saúde. Considerando os resultados apontados na investigação acerca do ensino em reumatologia, o estudo apresentou como produto um aplicativo de apoio clínico-assistencial e técnico-pedagógico na área de reumatologia para ser utilizado nas unidades básicas de saúde.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise do ensino sobre reumatologia na graduação em medicina.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.