Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7346
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cavalcanti, Verônica Robalinho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8292237348440860 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Flávia de Sousa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7154072360809769 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Hidaka, Lúcia Tone Ferreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3037700673932138 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Zacarias, Paula Regina Vieira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2605160203356618 | pt_BR |
dc.creator | Araújo, Maya Neves de Moura | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4961362531216023 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-14T17:43:21Z | - |
dc.date.available | 2020-12-14 | - |
dc.date.available | 2020-12-14T17:43:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-15 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Maya Neves de Moura. Recriando caminhos: proposição metodológica para a participação infantil na concepção de soluções de desenho urbano a partir do caminho casa-escola. 2019. [105] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7346 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura e infância | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO | pt_BR |
dc.title | Recriando caminhos: proposição metodológica para a participação infantil na concepção de soluções de desenho urbano a partir do caminho casa-escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Diante dos desafios observados na atualidade, sobretudo com relação ao caos na mobilidade e segurança pública, a inclusão das crianças nos processos de gestão e pro¬dução do espaço urbano tem despontado como um caminho novo. Áreas diversas do co¬nhecimento, bem como discussões suscitadas por entidades como a ONU e a Unicef, têm indicado a criança como grupo da sociedade com elevado potencial para integrar, cada vez mais, tais espaços de decisão. Nesse sentido, Recriando Caminhos tem como objetivo pro¬por uma contribuição metodológica e projetual capaz de promover a produção do espaço urbano a partir do olhar infantil. Para tanto, neste trabalho será apresentado o processo de construção e as possibilidades de aplicação de uma metodologia de oficina desenvolvida e aplicada com crianças de uma escola municipal de Maceió, balizada por estudos acerca da infância e valendo-se de atividade lúdicas, cujos resultados permitiram esboçar diretrizes de ordenamento e soluções de desenho urbano para as proximidades da centralida Feiri¬nha do Tabuleiro, em Maceió - Alagoas, evidenciando o quanto as crianças têm a contribuir com a construção de soluções aos desafios da cidade contemporânea. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Recriando caminhos_ proposição metodológica para a participação infantil na concepção de soluções de desenho urbano a partir do caminho casa-escola.pdf | 64.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.