00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Verônica Robalinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8292237348440860pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Flávia de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7154072360809769pt_BR
dc.contributor.referee2Hidaka, Lúcia Tone Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3037700673932138pt_BR
dc.contributor.referee3Zacarias, Paula Regina Vieira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2605160203356618pt_BR
dc.creatorAraújo, Maya Neves de Moura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4961362531216023pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-14T17:43:21Z-
dc.date.available2020-12-14-
dc.date.available2020-12-14T17:43:21Z-
dc.date.issued2019-02-15-
dc.identifier.citationARAÚJO, Maya Neves de Moura. Recriando caminhos: proposição metodológica para a participação infantil na concepção de soluções de desenho urbano a partir do caminho casa-escola. 2019. [105] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7346-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectArquitetura e infânciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMOpt_BR
dc.titleRecriando caminhos: proposição metodológica para a participação infantil na concepção de soluções de desenho urbano a partir do caminho casa-escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoDiante dos desafios observados na atualidade, sobretudo com relação ao caos na mobilidade e segurança pública, a inclusão das crianças nos processos de gestão e pro¬dução do espaço urbano tem despontado como um caminho novo. Áreas diversas do co¬nhecimento, bem como discussões suscitadas por entidades como a ONU e a Unicef, têm indicado a criança como grupo da sociedade com elevado potencial para integrar, cada vez mais, tais espaços de decisão. Nesse sentido, Recriando Caminhos tem como objetivo pro¬por uma contribuição metodológica e projetual capaz de promover a produção do espaço urbano a partir do olhar infantil. Para tanto, neste trabalho será apresentado o processo de construção e as possibilidades de aplicação de uma metodologia de oficina desenvolvida e aplicada com crianças de uma escola municipal de Maceió, balizada por estudos acerca da infância e valendo-se de atividade lúdicas, cujos resultados permitiram esboçar diretrizes de ordenamento e soluções de desenho urbano para as proximidades da centralida Feiri¬nha do Tabuleiro, em Maceió - Alagoas, evidenciando o quanto as crianças têm a contribuir com a construção de soluções aos desafios da cidade contemporânea.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.