00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: Metassíntese da temática adoção em revistas de psicologia qualis A
Autor(es): Vieira, Luciana de Araújo
Primeiro Orientador: Miura, Paula Orchiucci
metadata.dc.contributor.referee1: Tardivo, Leila Salomão de La Plata Cury
metadata.dc.contributor.referee2: Leitão, Heliane de Almeida Lins
Resumo: A adoção de crianças e adolescentes no Brasil acontece desde os tempos coloniais. Ao longo do desenvolvimento sócio-histórico-cultural do país foi se reconfigurando e se estabelecendo como um instituto legal. É um fenômeno complexo, multifacetado e de interesse multidisciplinar e a pesquisa em Psicologia sobre essa temática se mostra fundamental, tanto no âmbito social, quanto no acadêmico e clínico. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo geral analisar as produções científicas nacionais na área da Psicologia e como objetivos específicos: selecionar os periódicos nacionais com conceitos Qualis A conceituados pela Capes no quadriênio 2013-2016; mapear os artigos que abordem a temática da adoção; destacar os objetivos, aspectos-teóricos- metodológicos e desmembramentos temáticos em cada artigo. Foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura do tipo Metassíntese, a partir da busca com o descritor “adocao”, e a partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foi possível selecionar 44 artigos provenientes de 5 revistas Qualis A1 e 14 revistas Qualis A2. Os resultados da análise quantitativa sobre a temática da adoção no país mostraram um recorte temporal compreendido entre o período de 2001 a 2019. Isso demonstrou que, embora o instituto da adoção exista no Brasil desde o tempo da era colonial, somente nos últimos 20 anos a temática ganhou substancial crescimento no âmbito das pesquisas, o que pode ser justificado pelos marcos legais que envolveram a temática da adoção de crianças e adolescentes no país, em especial, a Nova Lei Nacional da Adoção. No que diz respeito às instituições envolvidas nas produções deste trabalho, predominou-se as instituições públicas de ensino superior, demonstrando a relevância destas na produção científica nacional. Da amostra estudada, apenas quatro pesquisas foram apoiadas por agências de fomento, o que indicou o quanto a área da Psicologia necessita de incentivo à pesquisa científica, sobretudo na temática em tela. A análise qualitativa foi dividida em duas categorias: Pesquisas de Campo e Pesquisas Teóricas e Documentais. Os eixos temáticos predominantes identificados foram adoção tardia e a homoparentalidade, aspectos que parecem ter sido considerados como mais emergentes por parte dos pesquisadores. Embora tenha sido considerada nas pesquisas a importância das crianças e adolescentes como protagonistas principais de todo o processo da adoção, apenas duas pesquisas compuseram suas amostras especificamente com elas. Grande parte das pesquisas teve como participantes as famílias adotantes e profissionais atuantes no contexto adotivo. Concluiu-se que as pesquisas em psicologia são relevantes para a discussão da temática da adoção, podendo contribuir com uma reflexão crítica acerca desta, bem como pode vir a subsidiar a elaboração e implantação de Políticas Públicas voltadas para as crianças e adolescentes, sobretudo nas redes que integram o fenômeno complexo do instituto no Brasil.
Abstract: The adoption of children and adolescents in Brazil has been taking place since colonial times. Throughout the country's socio-historical-cultural development has been reconfiguring and establishing itself as a legal institution. It is a complex and multifaceted event of multidisciplinary interest. This way, the research in Psychology about this subject is of fundamental importance in social, academic and clinical areas. Given the above, this paper aims to analyze the national scientific productions in Psychology area, and as specific goals: select national journals with Qualis A concepts by CAPES between 2013 and 2016, select articles about adoption, highlight the objectives, theoretic-methodological aspects and thematic breakdowns in each article. A systematic review of the Metasynt hesis literature was performed from the search with the descriptor "adoption" and from the application of the inclusion and exclusion criteria, it was possible to select 44 articles from 5 journals Qualis A1 and 14 journals Qualis A2. The results of the quantitative analysis about adoption in the country showed a timeframe from 2001 to 2019. This showed that although the institute of adoption has existed in Brazil since the time of the colonial era, only in the last 20 years has gained substancial growth in research, that can be justified by the legal frameworks that involved the adoption of children and adolescents in the country, especially the New National Adoption Law. Regarding the institutions involved in the production of this work, the public higher education institutions predominated, demonstrating their relevance in the national scientific production. Regarding the sample studied, only four studies were supported by funding agencies, which indicated how sca rce the incentive for scientific research in Psychology is. The qualitative analysis was divided into two categories: Field Research and Theoretical and Documentary Research. The predominant thematic axes in this sample were late adoption and homoparentig, aspects that were considered most emerging by the researchers. Although the research highlighted the importance of children and adolescents as the main protagonists of the whole process of adoption, only two surveys composed their samples specifically with them. Most of the research involved adopting families and professionals working in the foster context. It was concluded that researches in psychology have a relevant contribution to the visibility and discussion of the subject in question, and may contribute to a critical reflection on the complex phenomenon of adoption in Brazil, as well as may subsidize the elaboration and implementation of Public Policies to children and adolescents, especially those that are tailored to prot ection in the type of care institution.
Palavras-chave: Psicologia
Adoção
Crianças
Adolescentes
Metassíntese como assunto
Adoption
Psychology
Children and adolescents
Metasynthesis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: VIEIRA, Luciana de Araújo. Metassíntese da temática adoção em revistas de psicologia qualis A. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7305
Data do documento: 16-dez-2019
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