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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/727
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Albuquerque, Augusto Aragão de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6025814882138376 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Lima, Suzann Flávia Cordeiro de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1332556533167497 | por |
dc.contributor.referee1 | Bittencourt, Leonardo Salazar | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8764685045584103 | por |
dc.contributor.referee2 | Faria, Geraldo Majela Gaudêncio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8297456431307780 | por |
dc.contributor.referee3 | Jorge, Wilson Edson | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4822219764211986 | por |
dc.creator | Souza, Danielle Gomes de Barros | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7725824845106168 | por |
dc.date.accessioned | 2015-08-25T18:39:03Z | - |
dc.date.available | 2012-09-26 | - |
dc.date.available | 2015-08-25T18:39:03Z | - |
dc.date.issued | 2011-03-31 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Danielle Gomes de Barros. A repercussão das diretrizes pedagógicas do SINASE no projeto arquitetônico de unidades socioeducativas de internação. 2011. 188 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/727 | - |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | por |
dc.publisher.initials | UFAL | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | SINASE | eng |
dc.subject | Socio-educational buildings | eng |
dc.subject | Youth people who commited offenses | eng |
dc.subject | Socio-educational architecture | eng |
dc.subject | SINASE | por |
dc.subject | Unidades socioeducativas | por |
dc.subject | Adolescente em conflito com a lei | por |
dc.subject | Arquitetura socioeducativa | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | por |
dc.title | A repercussão das diretrizes pedagógicas do SINASE no projeto arquitetônico de unidades socioeducativas de internação | por |
dc.title.alternative | The impact of the pedagogical guidelines of SINASE s document in the architectural of social-educational buildings | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A diferenciação da forma de aprisionamento do jovem em conflito com a lei de uma pessoa adulta tem seus primeiros indícios com as casas de correção na Europa no século XVI. Desde então, tais espaços são modificados, adaptados e construídos ao longo dos séculos, sendo identificadas determinadas fases e isso se reflete no Brasil. Com a Constituição Federal de 1988 toda criança e adolescente passa a ser considerado sujeito de direito em qualquer situação, inclusive na privação de liberdade. Tal ponto é ratificado em 1990, com o Estatuto da Criança e do Adolescente, onde são adotadas as medidas socioeducativas para os jovens que cometem ato infracional, que tem cunho jurídico, mas principalmente ético e pedagógico. Apesar da mudança de paradigma, o Estatuto parece não se refletir na configuração dos espaços destinados aos jovens privados de liberdade, onde a estrutura física contribui para a situação desumana e degradante com que são tratados. É só com o documento Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo SINASE, que se estabelecem parâmetros arquitetônicos para a construção de unidades socioeducativas de internação. A partir daí parece existir uma mudança na configuração espacial dessas unidades, provavelmente pela exigência de seguir as orientações e parâmetros do documento para construção de unidades cujo financiamento é de origem federal. Diante dessa nova configuração e da exigência do documento para a construção de unidades socioeducativas, o objetivo desta dissertação é identificar a repercussão das diretrizes pedagógicas do SINASE nos projetos arquitetônicos de unidades socioeducativas de internação. Para tanto foi adotado como metodologia o estudo de casos múltiplos baseado na lógica da replicação, sendo escolhidas três unidades no Brasil e utilizados elementos da teoria da Sintaxe Espacial para a sua análise. O objetivo da utilização da Sintaxe foi trabalhar com a relação de segregação e integração dos espaços, considerando os espaços mais integrados os com maior potencial socioeducativo. Foram adotados como critérios o arranjo dos espaços e as barreiras e permeabilidades existentes em cada projeto, sendo possível constatar que as diretrizes do documento possibilitam a construção tanto de projetos mais socioeducativos como projetos que visam mais a disciplina como forma de controle. Conclui-se então que o documento do SINASE representa um grande avanço, mas é preciso que o projetista tenha conhecimento do real papel a ser desempenhado por uma unidade socioeducativa, para que possa inclusive questionar o programa estabelecido e as diretrizes contidas no documento que, em determinados pontos, são contraditórias e se contrapõem com a própria proposta socioeducativa. | por |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU |
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A repercussão das diretrizes pedagógicas do SINASE no projeto arquitetônico de unidades socioeducativas de internação.pdf | 9.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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