00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7244
Tipo: Dissertação
Título: Divisibilidade no ensino fundamental: uma proposta de abordagem usando questões da OBMEP
Título(s) alternativo(s): Divisibility in elementary education: a proposed approach using OBMEP issues
Autor(es): Silva, Jefson Glowascki da
Primeiro Orientador: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Neto, Gregório Manoel da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Márcio Silva
Resumo: O presente trabalho apresenta uma abordagem do conteúdo de divisibilidade no Ensino Fundamental focando na resolução de problemas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) Nível 1, com principal objetivo de mostrar ser possível que um número maior de alunos tenha contato com questões de tal tipo, podendo estimular e promover uma melhoria na qualidade da Educação Básica. Inicialmente é feita uma abordagem sobre Olimpíadas Matemáticas no Brasil. Em seguida, aborda-se alguns conceitos e propriedades elementares da Teoria dos Números e discuti-se sobre o Ensino Tradicional e Ensino Inovador, alicerçados nas ideias de alguns autores. Por fim, é apresentada uma proposta de sequência didática, a qual foi o alvo principal de nossa pesquisa.
Abstract: This paper presents an approach to the content of divisibility in Elementary Education focusing on problem solving in the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools (OBMEP) Level 1, with the main objective of showing that it is possible that a larger number of students have contact with questions of such type, being able to stimulate and promote an improvement in the quality of Basic Education. Initially an approach is made about Mathematical Olympics in Brazil. Then, some basic concepts and properties of Number Theory are approached and traditional and innovative teaching are discussed, based on the ideas of some authors. Finally, a didactic sequence proposal is presented, which was the main target of our research.
Palavras-chave: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Divisibilidade
Teoria dos números
Sequência didática
OBMEP
Questões
Divisibility
Number Theory
Questions
Following teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SILVA, Jefson Glowascki da. Divisibilidade no ensino fundamental : uma proposta de abordagem usando questões da OBMEP. - 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7244
Data do documento: 25-mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Divisibilidade no ensino fundamental: uma proposta de abordagem usando questões da OBMEP.pdf2.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.