00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, José Vicente Medeiros da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5437241483951235pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Anderson de Alencar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996757440963288pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Maria Aparecida Batista de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2451740449364274pt_BR
dc.creatorSantos, Yvisson Gomes dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3479680280585946pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-17T02:48:27Z-
dc.date.available2020-09-15-
dc.date.available2020-09-17T02:48:27Z-
dc.date.issued2017-09-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Yvisson Gomes dos. Apontamentos acerca da fala de Diotima de Mantineia no Banquete, de Platão: ou o discurso sobre o amor nas palavras de uma mulher sacerdotisa/hetaira. 2017. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia e Educação ) – Centro de Educação,Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7205-
dc.description.abstractThe present article is about the discourse of Diotima of Mantineia in the Banquet, of Plato (2016). The speech of the priestess and hetaira (prostitute) was used through the speech of Socrates to treat about Love, - this as a demiurgic entity. In the Platonic dialectic we observe that the Eros is an intermediary between the men and the gods: son born of a poor mother and a resourceful father. The hypothetical question raised through the text /fabric of the aristocratic Plato was the entrance, even in discursive stance, of a woman, in a male enclosure, to make love to the Platonic dialogue. It is noteworthy that Diotima of Mantineia was a priestess and hetaira (courtesan), and that, for this reason, her presence was tolerated among the guests of the Banquet, even if, it is repeated: in eminently domain of discursiveness. In Classical Greece of the fifth century a. The Hetairas lived in approximate status of the citizens of the polis, they had education and they guided politicos in erotic subjects, when philosophical subjects - this was the case of Socrates. And that the womenwives of the legitimate Athenians, equated with slaves and strangers, were confined to oikos, that is, deprivation. We conclude that the presence of Diotima de Mantineia brought to the philosophical plot of the Banquet the opportunity to reaffirm the Platonic metaphysics of the Forms (world of Ideas) and of the experience (sensible world) that measure the construction of the being philosopher, who, in turn, is debtor of the Episteme born of Doxa to become an authentic lover of wisdom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBanquete - Platãopt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectDiotima de Mantineiapt_BR
dc.subjectErospt_BR
dc.subjectBanquet - Plataopt_BR
dc.subjectHetairapt_BR
dc.subjectDialoguept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleApontamentos acerca da fala de Diotima de Mantineia no Banquete, de Platão: ou o discurso sobre o amor nas palavras de uma mulher sacerdotisa/hetairapt_BR
dc.title.alternativeAppointments about the talking of Diotima de Mantineia in the Banquet, of Platao: or the speech about Love in the words of a female priestess/hetairapt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo versa sobre o discurso de Diotima de Mantineia no Banquete, de Platão (2016). Foi utilizada a fala da sacerdotisa e hetaira (prostituta) através da alocução de Sócrates para se tratar sobre o Amor, – este como entidade demiúrgica. Na dialética platônica observamos que o Eros é um intermediário entre os homens e os deuses: filho nascido de uma mãe pobre e de um pai com recursos. A questão hipotética levantada através do texto/tecido do aristocrata Platão foi à entrada, mesmo que em estância discursiva, de uma mulher, em recinto masculino, para fazer encômio ao Amor no dialogo platônico. É de nota que Diotima de Mantineia era uma sacerdotisa e hetaira (cortesã), e que, por esse motivo, a sua presença era tolerada entre os convivas do Banquete, mesmo que, repete-se: em domínio eminentemente da discursividade. Na Grécia Clássica do V século a. C. as hetairas viviam em status aproximado dos cidadãos da polis, possuíam instrução e guiavam os politikos em assuntos tanto eróticos, quando filosóficos – esse foi o caso de Sócrates. Já as mulheres esposas dos atenienses legítimos, igualadas a escravos e estrangeiros, estavam confinadas ao oîkos, ou seja, a privação. Concluímos que a presença de Diotima de Mantineia trouxe ao enredo filosófico do Banquete a oportunidade de reafirmar a metafisica platônica das Formas (mundo das Ideias) e da experiência (mundo sensível) que afetam a formação do ser filósofo, este, por sua vez, devedor da Episteme nascida da Doxa para se um amante autêntico da sabedoria.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.