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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Conforto térmico em salas de aula localizados em clima quente e úmido : uma avaliação do limite inferior da zona de conforto.
Other Titles: Thermal comfort in classrooms placed in warn and umid climate: an evaluation of the lower limit of the comfort zone.
metadata.dc.creator: Araujo, Mara Rubia de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Bittencourt, Leonardo Salazar
metadata.dc.contributor.referee1: Barbirato, Gianna Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Virgínia Maria Dantas de
metadata.dc.description.resumo: O estudo do conforto térmico, diretamente ligado à expectativa de qualidade de vida da sociedade, está baseado em pesquisas realizadas em câmaras climatizadas e relacionado ao balanço térmico entre o homem e o ambiente. Dentre esses estudos, muito tem sido questionado quanto à utilização dos dados obtidos e representados em nomogramas, em localidades com características climáticas diferente da qual o estudo foi direcionado. Neste sentido, a partir de uma avaliação realizada em ambientes de salas de aula em Maceió/AL, esse trabalho buscou investigar o limite inferior da zona de conforto para o clima quente e úmido. Os resultados obtidos foram analisados com base nas zonas de conforto existentes e utilizadas no país. O trabalho inicia-se com uma visão geral sobre o tema e segue com a apresentação da metodologia, na qual são descritos e apresentados os procedimentos utilizados para a coleta e análise de dados. A conclusão do estudo feito demonstrou que o percentual de usuários satisfeitos com o ambiente ao qual estavam submetidos, foi de aproximadamente 60%, maior que o percentual de insatisfeitos em praticamente todo o período analisado. No entanto, o polígono de conforto resultante dos dados coletados com base no limite inferior de conforto, difere de algumas zonas de conforto existentes, tendo sua temperatura mínima de 21°C. As diferenças existentes entre tolerâncias para temperatura, umidade, movimento do ar, etc, podem ser um indicativo da adaptação das pessoas ao clima, sugerindo, portanto, a necessidade de se especificar as zonas de conforto diferenciadas para cada região.
Abstract: The thermal comfort approach, is straightly linked to society s quality of life expectation, that it s based on researches made inside climatized chambers and it s related to the thermal balance between the men and the environment. Among these studies, much has been questioned about the use of data obtained and represented on nomograms, in locations with different climatic characteristics which the study was made for. Therein, from an thermal evaluation made inside classrooms in Maceió/AL, this work was proposed to investigate the lower limit of the comfort zone to the hot and humid climate. The results were analysed based on the existing and common comfort zones used in the country. The work begins with an overview of the theme, then is presented the methodology, which describes and shows the used procedures to obtain and analyse analyze the data. The conclusion of the study shows that the percentage of users satisfied with the thermal environment to which they were submitted, was about 60%, higher than the percentage of dissatisfied users through the entire period analysed. However, the comfort resultant polygon obtained by the colleted data, based on the lower limit of comfort, differs from some comfort zones existing, being its minimal temperature about 21ºC. The differences among existing tolerances to air temperature, moisture, air movement, etc, may be an indicative of the adaptation of people to the climate, which suggests, therefore, the necessity of specifying the different comfort zones to each location.
Keywords: Architecture and climate
Thermal comfort
Comfort zone
Arquitetura e clima
Conforto térmico
Zona de conforto
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Dinâmicas do Espaço Habitado
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Citation: ARAUJO, Mara Rubia de Oliveira. Thermal comfort in classrooms placed in warn and umid climate: an evaluation of the lower limit of the comfort zone.. 2008. 177 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/711
Issue Date: 16-Jul-2008
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU

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