00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7026
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bernardes, Jefferson de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0410138491087637pt_BR
dc.contributor.referee1Albuquerque, Joelma de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6294813727433032pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0539797377298563pt_BR
dc.creatorSoares, Vanessa Ferry de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8589135576802432pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-30T03:51:55Z-
dc.date.available2020-06-27-
dc.date.available2020-06-30T03:51:55Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.identifier.citationSOARES, Vanessa Ferry de Oliveira. A extensão universitária no processo de formação profissional: experiência da TECA. 2020. 68 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7026-
dc.description.abstractThis work deals with university extension in the professional formation’s process, based on TECA’s experience, which works through free play in a teaching and care hospital’ playroom in Maceió / AL. I aimed to understand university extension’s participation in the professional formation’s process. Specifically, I discuss the meanings produced about university-service-community interactions in the a university hospital’s context; approach play in academic education; and reflect on social context that runs through the TECA extension. To this, I resort to the use, as a methodological basis, Discursive Practices Analysis and Meaning Production, to promote the analysis, through dialogic maps, of linguistic repertoires found in a workshop produced. The analytical map pointed to four predominant repertoires: Dehospitalization; Play, Affections and Extension. We could reflect on: health conceptions involved in the dehospitalization process, especially the notion of expanded clinic; the relation of ludic and professional formation; the affections developed in extension, these being TECA's own method; and regarding the social crossings in the extension’s context, concerning students' socioeconomic conditions and the extension’s curricularization. The TECA, using free play, makes sense of allowing flow to the subjectivities that cross it. And through affections, it fosters the strengthening of bonds and horizontal relationships. At this very point, the extension experience touches and sensitizes its participants.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução de sentidos (Psicologia)pt_BR
dc.subjectExtensão universitária (Formação profissional)pt_BR
dc.subjectBrinquedoteca hospitalar (Brincar livre)pt_BR
dc.subjectDesospitalizaçãopt_BR
dc.subjectUniversity extensionpt_BR
dc.subjectProfessional qualificationpt_BR
dc.subjectPlay freept_BR
dc.subjectDehospitalizationpt_BR
dc.subjectAffectionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA extensão universitária no processo de formação profissional: experiência da TECApt_BR
dc.title.alternativeUniversity extension in the professional training process: TECA experiencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata da extensão universitária no processo de formação profissional à partir da experiência da TECA, que atua através do brincar livre na brinquedoteca de um hospital de ensino e assistência em Maceió/AL. Objetivei compreender a participação da extensão universitária no processo de formação profissional. Especificamente, busco discutir os sentidos produzidos sobre as interações ensino-serviço-comunidade no contexto de um hospital universitário; abordar o brincar na formação acadêmica; e refletir sobre o contexto social que atravessa a extensão TECA. Para tanto, recorro à utilização, como base metodológica, da Análise das Práticas Discursivas e Produção de Sentidos, para promover a análise, por meio de mapas dialógicos, de repertórios linguísticos encontrados em uma oficina produzida. A análise dos mapas apontou quatro repertórios predominantes: Desospitalização; Brincar, Afetações e Extensão. Pudemos refletir sobre: concepções de saúde envolvidas no processo de desospitalização, em especial a noção de clínica ampliada; a relação do lúdico com a formação profissional; os afetos desenvolvidos na extensão, sendo estes o próprio método da TECA; e quanto aos atravessamentos sociais no contexto da extensão e da formação profissional, no tocante às condições sócio-econômicas na vivência de estudantes e a curricularização da extensão. A TECA, utilizando o brincar livre, ganha sentido de possibilitar vazão às subjetividades que lhe atravessam. E, por meio dos afetos, propicia o fortalecimento de vínculos e as relações horizontais. Exatamente nesse ponto, a experiência da extensão toca e sensibiliza suas/seus partícipes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A extensão universitária no processo de formação profissional: experiência da TECA.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.