00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferraz, Eraldo de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3129064769842986pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658721923461828pt_BR
dc.creatorBarbosa, Karine Ferreira-
dc.creatorSantos Neta, Maria de Lourdes-
dc.date.accessioned2020-05-19T01:12:18Z-
dc.date.available2020-05-19T01:12:18Z-
dc.date.issued2019-05-03-
dc.identifier.citationBARBOSA, Karine Ferreira; SANTOS NETA, Maria de Lourdes. O olhar do professor da educação infantil frente às orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de Maceió: um relato de experiência do estágio supervisionado. 2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6958-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectOrientações Curriculares para a Educação Infantilpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO olhar do professor da educação infantil frente às orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de Maceió: um relato de experiência do estágio supervisionadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo busca compreender como as Orientações Curriculares para a Educação Infantil da rede Municipal de Maceió repercutem na prática do professor da educação infantil. O estudo combina pesquisa teórica e de campo, realizada no campo do estágio supervisionado numa escola da rede municipal partindo do seguinte problema de pesquisa: as orientações curriculares para a Educação Infantil adotada na rede municipal de Maceió repercutem na prática de ensino dos/as professores/as em sala de aula? De princípio, realizamos um levantamento teórico acerca dos documentos que norteiam a Educação Infantil que antecedem as Orientações Curriculares da Rede Municipal de Maceió e centralizamos nossa atenção no olhar do professor frente a esse documento. Por último, analisamos a atuação na prática do professor em seu cotidiano com as crianças a partir do suporte fornecido pelas orientações. O documento OCEI caracteriza-se como um conjunto de conceitos e princípios norteadores das práticas pedagógicas de todas as instituições de educação infantil vinculadas à Secretaria Municipal de Educação de Maceió.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.