00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Faria, Geraldo Majela Gaudêncio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8297456431307780por
dc.contributor.referee1Vargas, Heliana Comin
dc.contributor.referee1LattesVARGAS, H. C.por
dc.contributor.referee2Lins, Regina Dulce Barbosa
dc.contributor.referee2LattesLINS, R. D. B.por
dc.contributor.referee3Toledo, Alexandre Márcio
dc.contributor.referee3LattesTOLEDO, A. M.por
dc.creatorCosta, Viviane Regina
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0233921247191428por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:38:53Z-
dc.date.available2009-04-14
dc.date.available2015-08-25T18:38:53Z-
dc.date.issued2008-05-09
dc.identifier.citationCOSTA, Viviane Regina. Corridors of multiple activities: a new definition to the tertiary spaces?. 2008. 167 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/689-
dc.description.abstractThe process of expansion of the urban space of the Maceió city, characterized for the creation of valued regions more beyond the limits of the Central Area, stimulated, over all, for the technological development through vulgarization the automobile that made possible new displacements and for the real estate activity that the objective had to create new vectors of occupation, coincides with the period of abandonment of the Center as main place of housing and localization of the ranks of work, the commerce and the services. Following this process of occupation new areas city dwellers, it was had action of the public power in disencumbering the transit of the central region, in the decade of 1980, virtue of the little capacity to absorb the demanded demand of vehicles. This action was reflected in the creation of new elements - Zones and Corridors of Multiple Activities - in which the tertiary activity could be installed. Being, initially, responsible in approaching the tertiary activities of the residences, creating new centralities, the Corridors of Multiple Activities, had had its concept and function transformed, passing to be defined from the ticket of the public transport, without the function and the capacity of the ways were considered where they had been installed. The result of this process discloses to a significant alteration in the landscape and the spaces of circulation and conviviality reflecting an overlapping of functions which start to compromise the development of each one in concurrence.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentDinâmicas do Espaço Habitadopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCentereng
dc.subjectCentralityeng
dc.subjectCorridor of multiples activitieseng
dc.subjecttertiary spaceeng
dc.subjectUrban landscapeeng
dc.subjectCentropor
dc.subjectCentralidadepor
dc.subjectCorredores de atividades múltiplaspor
dc.subjectEspaço terciáriopor
dc.subjectPaisagem urbanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.titleCorredores de atividades múltiplas: uma nova definição para os espaços terciários?por
dc.title.alternativeCorridors of multiple activities: a new definition to the tertiary spaces?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO processo de expansão do tecido urbano da cidade de Maceió, caracterizado pela criação de regiões mais valorizadas além dos limites da Área Central, incentivado, sobretudo, pelo desenvolvimento tecnológico através vulgarização do automóvel que possibilitou novos deslocamentos e pela atividade imobiliária que tinha o objetivo de criar novos vetores de ocupação, coincide com o período de abandono do Centro como principal local de moradia e de localização dos postos de trabalho, do comércio e dos serviços. Acompanhando este processo de ocupação de novas áreas citadinas, teve-se a ação do poder público em desafogar o trânsito da região central, na década de 1980, em virtude da pouca capacidade de absorver a demanda exigida de veículos. Esta ação estava refletida na criação de novos elementos Zonas e Corredores de Atividades Múltiplas nos quais a atividade terciária pudesse se instalar. Sendo, inicialmente, responsáveis em aproximar as atividades terciárias das residências, criando novas centralidades, os Corredores de Atividades Múltiplas, tiveram seu conceito e função transformados, passando a ser definidos a partir da passagem do transporte público, sem que fossem consideradas a função e a capacidade das vias em que foram instalados. O resultado deste processo revela uma alteração significativa na paisagem e nos espaços de circulação e convivência, refletindo uma sobreposição de funções as quais passam a comprometer o desenvolvimento de cada uma em simultaneidade.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1_Dissertacao_VivianeReginaCosta_2008-Da_Capa_ate_Secao_1.pdf8.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.