00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6846
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Marcos Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3704296766875413pt_BR
dc.contributor.referee1Mota, Francisca Rosaline Leite-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8048999419906071pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Robéria de Lourdes de Vasconcelos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1122196964622407pt_BR
dc.creatorSantos, Laís Micaeli da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4391270429664276pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-21T02:26:13Z-
dc.date.available2020-01-06-
dc.date.available2020-03-21T02:26:13Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Laís Micaeli da Silva. A importância da biblioteca escolar na realização de pesquisas escolares. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6846-
dc.description.abstractThe school library can be considered as a space for promoting access to information, and a study environment to foster students knowledge. This paper aims to identify the problems faced by students in conducting their school research in the 3rd years of high school, in a public school of the state school network located in Passo de Camaragibe – Alagoas. From the theoretical point of view, it addresses the contribution of the school library and the librarian in the carrying out of school research and the development of the students' teaching-learning process as well as other aspects that may impact such a process. The research is classified as bibliographic and used qualitative and quantitative methods to raise, respectively, opinions and numerical data. For this, the data collection instrument used was the questionnaire applied to 73 participants of both sexes in three classes belonging to the morning and afternoon shifts at the school participating in the investigation. As a result it was found that the students' difficulties regarding the development of school research are mainly centered on the lack of diverse informational materials, insufficient technological infrastructure, as well as in the absence of the librarian who can contribute to the construction of an informational culture through the use of resources, such as space, sources and services related to information. This work was gratifying, because we were aware that we must act on the hypotheses raised, always seeking to satisfy the informational needs that may attract attention and improve students learning. This shows, in fact that the school library is the place to diversify knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Biblioteconomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNecessidades de informaçãopt_BR
dc.subjectBibliotecas escolarespt_BR
dc.subjectBibliotecas - Satisfação dos usuáriospt_BR
dc.subjectSchool librariespt_BR
dc.subjectLibraries - User satisfactionpt_BR
dc.subjectInformation needspt_BR
dc.subjectStudent activitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.titleA importância da biblioteca escolar na realização de pesquisas escolarespt_BR
dc.title.alternativeThe importance of the school library in conducting school research-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Biblioteca Escolar pode ser considerada como espaço destinado a promoção ao acesso à informação, e um ambiente de estudo para fomentar o conhecimento dos alunos. Este trabalho tem como objetivo identificar os problemas enfrentados pelos alunos na realização de suas pesquisas escolares nas turmas dos 3º anos do ensino médio, em uma escola pública da rede estadual de ensino localizada em Passo de Camaragibe – Alagoas. Do ponto de vista teórico, aborda a contribuição da biblioteca escolar e do bibliotecário na realização das pesquisas escolares e no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem dos alunos como também outros aspectos que possam impactar tal processo. A pesquisa se classifica como bibliográfica e utilizou-se de métodos qualitativos e quantitativos para levantar, respectivamente, opiniões e dados numéricos. Para tanto, o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, aplicado a 73 participantes de ambos os sexos em três turmas pertencentes aos turnos matutinos e vespertinos na escola participante da investigação. Como resultado constatou-se que as dificuldades dos alunos em relação ao desenvolvimento de pesquisas escolares encontram-se centradas principalmente na carência de materiais informacionais diversos, insuficiência de infraestrutura tecnológica, como também na ausência do bibliotecário que possa contribuir na construção de uma cultura informacional, por meio do uso dos recursos, sejam espaço, fontes e serviços relacionados a informação. O referido trabalho foi gratificante, pois tivemos a consciência que devemos atuar diante das hipóteses levantadas, procurando sempre satisfazer as necessidades informacionais que venham atrair a atenção e melhorar a aprendizagem dos alunos. Isso mostra, de fato, que a biblioteca escolar é o lugar de diversificar o conhecimento.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância da biblioteca escolar na realização de pesquisas escolares.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.