06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pavezi, Marilza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029682565822157pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.referee2Bijagó, Vagner Gomes-
dc.creatorLima, Ana Clara de Sousa-
dc.date.accessioned2020-03-10T14:06:27Z-
dc.date.available2020-03-10-
dc.date.available2020-03-10T14:06:27Z-
dc.date.issued2020-02-05-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Clara de Sousa. Base nacional comum curricular: mudança ou reprodução?. 2020. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6794-
dc.description.abstractThis work entitled National Common Curricular Base: change or reproduction? seeks to answer the question presented, investigating the contribution of the new curricular document approved in 2017/2018 for Brazilian education. The research has a qualitative approach and an exploratory nature, developing from a bibliographic survey and document analysis, based on the social theory of Pierre Bourdieu. With the studied bibliography we seek to present and discuss the political-social and historical context of Brazilian education and what may represent the implementation of BNCC in this context, aiming at the restructuring of national school curricula. The documents analyzed: BNCC; textbook; and Alagoas Curriculum Reference provide an overview for the analysis of the school curriculum. For Bourdieu (1989) the structured and structuring condition of the school allows the institution to contribute to conservation and social reproduction, through its curriculum, hiding the relationships of forces established within this process. Therefore, and based on the analyzes carried out throughout this work, we consider that BNCC as a national curriculum policy is yet another reproduction instrument. However, we believe that a counter-hegemonic education should be the utopia that governs the teaching action in search of social transformation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectReferencial curricularpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleBase nacional comum curricular: mudança ou reprodução?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho intitulado Base Nacional Comum Curricular: mudança ou reprodução? procura responder ao questionamento apresentado, investigando qual a contribuição do novo documento curricular aprovado em 2017/2018 para a educação brasileira. A pesquisa é de abordagem qualitativa e natureza exploratória, desenvolvendo-se a partir de levantamento bibliográfico e análise de documentos, com base na teoria social de Pierre Bourdieu. Com a bibliografia estudada procuramos apresentar e discutir o contexto político-social e histórico da educação brasileira e o que pode representar a implantação da BNCC neste contexto, visando à reestruturação dos currículos escolares nacionais. Os documentos analisados: BNCC; livro didático; e Referencial Curricular de Alagoas nos oferecem um panorama para análise do currículo escolar. Para Bourdieu (1989) a condição estruturada e estruturante da escola permite que a instituição contribua para a conservação e reprodução social, através do seu currículo, ocultando as relações de forças estabelecidas dentro deste processo. Diante disso, e a partir das análises realizadas ao longo deste trabalho, consideramos que a BNCC enquanto política curricular nacional é mais um instrumento de reprodução. Contudo, acreditamos que uma educação contra-hegemônica deve ser a utopia a reger a ação docente em busca da transformação social.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Base nacional comum curricular; mudança ou reprodução.pdf6.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.