06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Marcos Ricardo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6916836325002412pt_BR
dc.contributor.referee1Figueirêdo, Carla Taciane-
dc.contributor.referee2Silva, Beatriz Araújo da-
dc.creatorAlves, Dirley Rocha-
dc.date.accessioned2020-03-03T12:11:55Z-
dc.date.available2020-03-03-
dc.date.available2020-03-03T12:11:55Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationALVES, Dirley Rocha. A formação da(o) pedagoga(o) do campus do sertão: o ensino da matemática. 2020. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6744-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the legislation, official standards and curriculum menus, concerning the teaching of mathematics in the pedagogical training course; list the skills and competencies required in the NCPs, Guidelines and Bases and Curriculum for Mathematics, directed to the early years (Elementary and Elementary Education 1); to ascertain the history and importance of the curriculum and its approaches to the teaching of mathematics in a concise manner, combining what is expressed in the documents; to narrow the causes of the distancing between what is put in the documents, what is passed in the Pedagogy course and the practice of the Mathematical discipline in the early years. Intending to bring a bibliographic analysis of the official documents that guide this formation, such as: National Curriculum Parameters of Mathematics (PCN's), Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) and the Common National Curricular Base, to be examined, as the curriculum menus The UFAL - Campus do Sertão Mathematics I and II Teaching and Methodology disciplines provide the pedagogical profession with practical theoretical frameworks to teach the Mathematics discipline. With practical theoretical support, aiming not to point out pedagogical errors, but to collaborate, together with authors such as Silva (2007), Moreira (1997), Costa (2005) and Sacristan (2000), D'Ambrósio (1986), Chassot (2011) , Muller (2014) and Nunes (1997), for meaningful and quality education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA formação da(o) pedagoga(o) do campus do sertão: o ensino da matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivos, analisar a legislação, normas oficiais e ementas curriculares, concernentes ao ensino da matemática no curso de formação de pedagogos; elencar as habilidades e competências exigidas nos PCN’s, Diretrizes e Bases e Ementas Curriculares Federais referentes à matemática, direcionadas aos primeiros anos (Educação infantil e Fundamental 1); averiguar a história e a importância do currículo e as suas abordagens acerca do ensino da Matemática de forma concisa, fazendo a junção com o que está expresso nos documentos; estreitar as causas do distanciamento entre o que está posto nos documentos, o que é passado no curso de Pedagogia e a prática da disciplina Matemática nos anos iniciais. Tencionando trazer uma análise bibliográfica dos documentos oficiais que norteiam essa formação, como: Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN’s), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular, para que seja examinada, como as ementas curriculares das disciplinas Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática I e II da UFAL – Campus do Sertão fornecem para a profissão do pedagogo arcabouços teóricos práticos para ministrar a disciplina de Matemática. Com respaldo teórico prático, visando não apontar erros das pedagogas, mas colaborar, juntamente com autores como Silva (2007), Moreira (1997), Costa (2005) e Sacristan (2000), D’Ambrósio (1986), Chassot (2011), Muller (2014) e Nunes (1997), para uma educação significativa e de qualidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A formação da(o) pedagoga(o) do campus do sertão; o ensino da matemática.pdf1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.