Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6744
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lima, Marcos Ricardo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6916836325002412 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Figueirêdo, Carla Taciane | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Beatriz Araújo da | - |
dc.creator | Alves, Dirley Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T12:11:55Z | - |
dc.date.available | 2020-03-03 | - |
dc.date.available | 2020-03-03T12:11:55Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Dirley Rocha. A formação da(o) pedagoga(o) do campus do sertão: o ensino da matemática. 2020. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6744 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to analyze the legislation, official standards and curriculum menus, concerning the teaching of mathematics in the pedagogical training course; list the skills and competencies required in the NCPs, Guidelines and Bases and Curriculum for Mathematics, directed to the early years (Elementary and Elementary Education 1); to ascertain the history and importance of the curriculum and its approaches to the teaching of mathematics in a concise manner, combining what is expressed in the documents; to narrow the causes of the distancing between what is put in the documents, what is passed in the Pedagogy course and the practice of the Mathematical discipline in the early years. Intending to bring a bibliographic analysis of the official documents that guide this formation, such as: National Curriculum Parameters of Mathematics (PCN's), Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) and the Common National Curricular Base, to be examined, as the curriculum menus The UFAL - Campus do Sertão Mathematics I and II Teaching and Methodology disciplines provide the pedagogical profession with practical theoretical frameworks to teach the Mathematics discipline. With practical theoretical support, aiming not to point out pedagogical errors, but to collaborate, together with authors such as Silva (2007), Moreira (1997), Costa (2005) and Sacristan (2000), D'Ambrósio (1986), Chassot (2011) , Muller (2014) and Nunes (1997), for meaningful and quality education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Pedagogo | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | A formação da(o) pedagoga(o) do campus do sertão: o ensino da matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivos, analisar a legislação, normas oficiais e ementas curriculares, concernentes ao ensino da matemática no curso de formação de pedagogos; elencar as habilidades e competências exigidas nos PCN’s, Diretrizes e Bases e Ementas Curriculares Federais referentes à matemática, direcionadas aos primeiros anos (Educação infantil e Fundamental 1); averiguar a história e a importância do currículo e as suas abordagens acerca do ensino da Matemática de forma concisa, fazendo a junção com o que está expresso nos documentos; estreitar as causas do distanciamento entre o que está posto nos documentos, o que é passado no curso de Pedagogia e a prática da disciplina Matemática nos anos iniciais. Tencionando trazer uma análise bibliográfica dos documentos oficiais que norteiam essa formação, como: Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN’s), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular, para que seja examinada, como as ementas curriculares das disciplinas Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática I e II da UFAL – Campus do Sertão fornecem para a profissão do pedagogo arcabouços teóricos práticos para ministrar a disciplina de Matemática. Com respaldo teórico prático, visando não apontar erros das pedagogas, mas colaborar, juntamente com autores como Silva (2007), Moreira (1997), Costa (2005) e Sacristan (2000), D’Ambrósio (1986), Chassot (2011), Muller (2014) e Nunes (1997), para uma educação significativa e de qualidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A formação da(o) pedagoga(o) do campus do sertão; o ensino da matemática.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.