00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Daniela Mendonça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9137388590869969pt_BR
dc.contributor.referee1Fumes, Neiza de Lourdes Frederico-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8834824295660511pt_BR
dc.contributor.referee2Bandini, Carmen Silvia Motta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129082077887443pt_BR
dc.creatorMota, Fernanda Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5652330137523885pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-27T21:11:10Z-
dc.date.available2020-02-20-
dc.date.available2020-02-27T21:11:10Z-
dc.date.issued2020-02-05-
dc.identifier.citationMOTA, Fernanda Santos. Confecção e avaliação de um vídeo para ensinar professores a identificarem as preferências de estudantes com transtornos do espectro autista. 2020. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6731-
dc.description.abstractIdentifying preferred items, which can influence motivational processes and function as reinforcers, is a critical component of educational interventions with individuals with autism spectrum disorder (ASD). For this reason and for the intervention to be carried out by teachers, they need to know how to identify the preferences of their students with ASD. A procedure that has been used to train teachers to identify their students preferences is video modeling. One of the advantages of this procedure is that the presence of a staff trainer is not required, which reduces the costs of staff training on the implementation of procedures based on Applied Behavior Analysis (ABA). Considering the importance to extend the acess of teachers to interventions based on ABA, the purpose of the present study was to verify the effects of video modeling on the implementation of paired-stimulus preference assessment by teachers of students with ASD. Two studies were conducted. The purpose of Study 1 was to make and validate a video to teach the implementation of paired-stimulus preference assessment. The video presents a description of the critical steps of a paired-stimulus preference assessment, which is followed by a video clip of a full assessment. It was validated by six professionals of different areas who stated that the information presented in the video are adequate to its purpose. In Study 2, the effects of the video on the implementation of paired-stimulus preference assessment by four teachers of students with ASD was investigated. We used a nonconcurrent multiple baseline design across participants. The procedure consisted of three phases: pre-test, video modeling and post-test. All participants conducted at least 90% of the critical steps of a paired-stimulus preference assessment correctly during post-tests. The results contribute to the development of teacher training programs to implement procedures based on ABA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento de escolhapt_BR
dc.subjectCrianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectVideomodelaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do comportamento aplicadapt_BR
dc.subjectChoice behaviorpt_BR
dc.subjectChildren with autism spectrum disorderpt_BR
dc.subjectVideo modelingpt_BR
dc.subjectApplied behavior analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleConfecção e avaliação de um vídeo para ensinar professores a identificarem as preferências de estudantes com transtornos do espectro autistapt_BR
dc.title.alternativeMaking and evaluating a videomodeling to teach teachers to identify the preferences of students with Autism Spectrum Disorderpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA identificação de itens de preferência, os quais podem influenciar processos motivacionais e funcionar como reforçadores, é fundamental para o sucesso de intervenções educacionais com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por essa razão e para que a intervenção seja realizada por professores, é necessário que eles saibam identificar as preferências de seus estudantes com TEA. Um procedimento que tem sido utilizado para ensinar professores a avaliar as preferências de seus estudantes é a videomodelação. Uma das vantagens deste procedimento é que ele não requer a presença de um instrutor, o que reduz os custos da capacitação de profissionais para a implementação de procedimentos baseados na Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Considerando a necessidade de se ampliar o acesso de profissionais da educação a intervenções baseadas na ABA, o objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da videomodelação na implementação de uma avaliação de preferência com pares de estímulos por professores de estudantes com TEA. Foram realizados dois estudos, sendo que o Estudo 1 teve o propósito de confeccionar e de validar um vídeo para ensinar a condução de avaliações de preferência com pares de estímulos. O vídeo foi confeccionado de modo a apresentar uma descrição dos passos críticos constituintes de uma avaliação de preferência com pares de estímulos, seguida de um exemplo de sua condução. Ele foi validado por seis profissionais de diferentes áreas que concluíram que as informações apresentadas no vídeo cumprem seu objetivo. No Estudo 2, verificou-se o efeito da exposição ao vídeo sobre a condução de uma avaliação de preferência com pares de estímulos por quatro professoras de estudantes com TEA. Um delineamento de linha de base múltipla não concorrente entre os participantes foi utilizado. O procedimento foi composto por três etapas: pré-teste, ensino por videomodelação e pós-teste. Todas as professoras conduziram corretamente, no mínimo, 90% dos passos constituintes de uma avaliação de preferência com pares de estímulos nos pós-testes. Os resultados contribuem para o desenvolvimento de programas de ensino de professores para a implementação de procedimentos baseados na ABA.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.