00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Márcio Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1541276246771533pt_BR
dc.creatorMelo Júnior, Humberto Vieira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4970699361236791pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-20T19:59:38Z-
dc.date.available2020-02-13-
dc.date.available2020-02-20T19:59:38Z-
dc.date.issued2019-10-10-
dc.identifier.citationMELO JÚNIOR, Humberto Vieira de. A matemática por meio da estatística ajudando a entender o processo eleitoral. 2020. 49 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6707-
dc.description.abstractThis paper aimed to study mathematics through the use of statistics to better clarify the complex electoral process in current systems. Initially, we sought a review on the statistical and graphical subjects related to the topics to be addressed, due to the need for knowledge in order to better understand the subject studied. Subsequently, the statistical formulas that are used in the current Brazilian elections were presented. In addition, work was carried out with election simulations at the Tarcísio de Jesus State School, with the purpose of studying the theme addressed in this research and reaching the target audience that is the school community of the mentioned School. Finally, exercises were performed with the proposal of alternatives for the teaching of mathematics in Basic Education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstatística matemáticapt_BR
dc.subjectProcesso eleitoral - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectMathematical statisticspt_BR
dc.subjectElectoral process – Brazilpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA matemática por meio da estatística ajudando a entender o processo eleitoralpt_BR
dc.title.alternativeMathematics through statistics helping you understand the electoral processpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho, objetivou-se fazer um estudo sobre a matemática através do uso de estatística para melhor esclarecer o complexo processo eleitoral nos sistemas atuais. Inicialmente, buscou-se uma revisão sobre os assuntos de estatística e gráficos a fim de uma melhor compreensão da temática desta pesquisa. Posteriormente, foram apresentadas as fórmulas estatísticas que são utilizadas nas eleições brasileiras atuais. Além disso, foram realizadas ações pedagógicas embasadas na proposta deste trabalho, a exemplo: simulação de eleições na Escola Estadual Tarcísio de Jesus. Por fim, fez-se a realização de exercícios com a proposta de alternativas para o ensino da matemática na Educação Básica de Ensino.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A matemática por meio da estatística ajudando a entender o processo eleitoral.pdf2.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.