00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282pt_BR
dc.contributor.referee1Braga, Marcus de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8951598251334162pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Guilherme Ataíde-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9553707435669429pt_BR
dc.creatorNicácio, Jalves Mendonça-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6333390864439861pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T14:23:05Z-
dc.date.available2020-01-27-
dc.date.available2020-02-13T14:23:05Z-
dc.date.issued2017-08-23-
dc.identifier.citationNICÁCIO, Jalves Mendonça. Um modelo de ambiente de Aprendizagem Social para a aprendizagem de programação baseado no conceito de planos de programação e esquemas de concepção de programas. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6654-
dc.description.abstractThis work developed a model of educational support for learning programming concepts. This model was subsidized by the implementation of a computational teaching environment that provides a set of design schemes for the formation of mental models of programming through visual programming. In this way, the notion of scaffolding, as conceived by Vygotsky, was strongly used in order to promote the learning of the initial concepts of programming from social interactions. A computational environment of social learning was constructed and the set of proposed conception schemes was incorporated to this environment, with the purpose of verifying if the use of such tools can improve the metacognition of the student in relation to programming learning. Then, an experiment was conducted with 37 students over two months, and the analysis of the data points out that the use of the model suggested in this work favors the understanding of the concepts Programming initials. Moreover, the interaction with knowledge through these scaffolding tools has increased not only individual student participation but also collaboration among them. These aspects indicate the value of the activities proposed in this study, in order to encourage the greater engagement of students in introductory programming disciplines.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagem social (Informática)pt_BR
dc.subjectScaffoldingpt_BR
dc.subjectLinguagem de concepçãopt_BR
dc.subjectSocial learning environment (Informatics)pt_BR
dc.subjectDesign languagept_BR
dc.subjectSocial learning systempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUm modelo de ambiente de aprendizagem social para a aprendizagem de programação baseado no conceito de planos de programação e esquemas de concepção de programaspt_BR
dc.title.alternativeA Social Learning environment model for learning programs based on the concept of programming plans and program design schemespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho desenvolveu um modelo de suporte educacional para aprendizagem de conceitos de programação. Este modelo foi subsidiado pela implementação de um ambiente computacional de ensino que disponibiliza um conjunto de esquemas de concepção para a formação de modelos mentais de programação através da programação visual. Desta forma, a noção de scaffolding, conforme concebida por Vygotsky, foi fortemente utilizada com vistas a promover a aprendizagem dos conceitos iniciais de programação a partir das interações sociais. Um ambiente computacional de aprendizagem social foi construído e o conjunto de esquemas de concepção proposto foi incorporado a este ambiente, com o objetivo de verificar se o uso de tais ferramentas podem melhorar a metacognição do aluno em relação a aprendizagem de programação. Em seguida, um experimento foi conduzido com 37 alunos, ao longo de dois meses, e a análise dos dados obtidos aponta que a utilização do modelo sugerido neste trabalho favorece a compreensão dos conceitos iniciais de programação. Além disso, a interação com o conhecimento por meio destas ferramentas de scaffolding aumentou não apenas a participação individual dos alunos, mas também, a colaboração entre eles. Esses aspectos indicam o valor das atividades propostas neste estudo, no tocante a encorajar o maior engajamento dos alunos em disciplinas introdutórias de programação.pt_BR
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