00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495492068805035pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Andréa da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247883444384172pt_BR
dc.creatorOliveira, Célia Cristina Monteiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0588843194081829pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-30T18:09:36Z-
dc.date.available2019-11-28-
dc.date.available2020-01-30T18:09:36Z-
dc.date.issued2015-11-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Célia Cristina Monteiro de. O manuscrito escolar e as funções da rasura na escrita colaborativa de uma díade do 2º ano do Ensino fundamental. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6492-
dc.description.abstractThe present dissertation has the purpose of analyzing the erasures, and their functions, in the texts of a recently alphabetized dyad, according to the operations categorized by Fabre (1986) such as: addition, replacement, suppression and displacement. It was observed, more specifically, the function of these metalinguistic operations in the final product of a collaborative writing of etiologic tales, created by a dyad of 6 and 7 years-old, students of the 2nd year of a private elementary school, located in a middle-class neighborhood of Maceió, Alagoas. We have based ourselves in the studies of the Genetic Criticism in Gresillón (1994), Willemart (1986), De Biasi (2010); and of the Language Acquisition in Lemos (1995, 1999), Duquet-Lacoste (2003), Calil (1998, 2000, 2004), Felipeto (2008), Lopes (2005), among others. These studies, from the estrangement, marked by the erasure of the school manuscripts, highlight paths to the understanding of the relation of the subjects submitted to the effects of the language’s functioning. From the analysis of the dyads’ 10 manuscripts, it was determined that the erasure movements emerge towards answering different functions, such as erasing and suppressing terms, reformulation of enunciations, graphic conflicts resolutions, demands of pronouns and punctuation substitutions. This movement points out aspects of linguistic and metalinguistic order, by the intrinsic subject-language-meaning relationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectManuscritospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCrítica genéticapt_BR
dc.subjectEscrita – Rasurapt_BR
dc.subjectEscrita – Errospt_BR
dc.subjectManuscriptspt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectGenetic Criticismpt_BR
dc.subjectWriting – Erasurept_BR
dc.subjectWriting – Errorspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO manuscrito escolar e as funções da rasura na escrita colaborativa de uma díade do 2º ano do Ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe school manuscript and erasure functions in collaborative writing of a dyad of 2nd year of Elementary schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propôs analisar as rasuras e suas funções em manuscritos escolares de uma díade recém-alfabetizada a partir das operações categorizadas por Fabre (1986), quais sejam: adição, substituição, supressão e deslocamento. Observou-se mais especificamente a função dessas operações metalinguísticas no produto final de uma escrita compartilhada de contos etiológicos criados por uma díade de 6 e 7 anos de idade, alunas do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola do sistema privado, situada numa área de classe média alta de Maceió-AL. Tomou-se como base os estudos resultantes das pesquisas da Crítica Genética em Grésillon (1994), Willemart (1986), De Biasi (2010); e da Aquisição da Linguagem em Lemos (1995, 1999), Duquet-Lacoste (2003), Calil (1998, 2000, 2004), Felipeto (2008), Lopes (2005), entre outros, que, a partir do estranhamento marcado pela rasura nos manuscritos escolares, delineiam caminhos para compreender a relação dos sujeitos submetidos aos efeitos do funcionamento da língua. Pela análise de dez manuscritos da díade, constatou-se que os movimentos da rasura emergem para atendimento a diferentes funções, como apagamento e supressão de termos, reformulações de enunciados, resolução de conflitos gráficos, demandas de substituição pronominal e pontuação. Esse movimento aponta para aspectos de ordem linguística e metalinguística, pela intrínseca relação sujeito, língua e sentido.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.