00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Rinaldo Vieira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9156830519836354pt_BR
dc.contributor.referee2Messias, Paulo Roberto Lemos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5572674103539728pt_BR
dc.creatorGusmão, Acleydson Fernandes de-
dc.date.accessioned2020-01-24T16:01:46Z-
dc.date.available2020-01-24-
dc.date.available2020-01-24T16:01:46Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.citationGUSMÃO, Acleydson Fernandes de. A importância dos jogos matemáticos como recurso de aprendizagem: Aplicabilidade lúdica jogo baralho de equações do 2º grau. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6406-
dc.description.abstractxxzpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino da matemáticapt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA importância dos jogos matemáticos como recurso de aprendizagem: Aplicabilidade lúdica jogo baralho de equações do 2º graupt_BR
dc.title.alternativeThe importance of matematic games as a learning resource: playful applicability playing cardspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO projeto tem por objetivo dinamizar o ensino da Matemática através da criação e utilização na sala de aula com oficinas didáticas que busquem realizar uma ponte entre o conhecimento teórico e prático, aproximando os discentes das práticas matemáticas, como forma de desenvolver o ensino matemático de forma significativa. Sendo notória a necessidade de uma prática vinculada às necessidades vigentes em cada instituição de ensino básico, é observado os insucessos frente a práticas desconectadas. Desta forma é preciso encontrar soluções para enfrentar as dificuldades apresentadas no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, tendo como base as competências e habilidades para o ensino da matemática. Para tanto, é preciso partir da realidade de cada escola, podendo esta se enquadrar nas seguintes situações: não tem recursos didáticos disponíveis; tem recursos disponíveis, mas não sabe como utilizá-los ou não sabe quais os recursos podem ser utilizados. Desta forma, este projeto busca aproximar o discente da Matemática, trazendo-o a uma vivência prática do ensino como forma de facilitar o processo ensino-aprendizagem, desenvolvendo atividades extracurriculares utilizando materiais concretos e educativos, criando ações que leve o aluno a pensar mais, relacionando hipóteses e conteúdos de forma lógica em meio à construção de estratégias pertinentes e válidas para as situações problemas no que favorecem a aplicação da Matemática em outras áreas do conhecimento.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.