06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4258846779795319pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Januacele Francisca da-
dc.contributor.referee2Santos, Aline-
dc.creatorSilva, Ademilson José da-
dc.date.accessioned2019-12-17T19:09:45Z-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T19:09:45Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.citationSILVA, Ademilson José da. O uso do livro didático: entraves com a norma culta. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6287-
dc.description.abstractThis paper presents a study about the use of the textbook at the Governador Afrânio Salgado Lajes Municipal School of Elementary School, which is located in Cohab Velha, in the Delmiro Gouveia municipality in the Alagoas backwoods. The methodology for data collection was a questionnaire with 10 questions for 10 elementary school teachers who teach Portuguese language and use the textbook as a teaching tool. This paper aims to analyze the use of the textbook against the obstacles that occur at the Municipal School of Elementary Education Governor Afrânio Salgado Lajes. For this, the methodological procedures used were based on the studies of Antunes (2003), Batista (2003), Brazil (1998), Cunha (1989), Libaneo (1994) and Perini (2002). The importance of a good classroom relationship for the development of text and reading through the textbook as a way of learning of the student, thus improving the way of understanding their normative formulations for the achievement for teaching and student learning. In the development of the research it can be understood how the work is developed within the cultivated grammar, since the teachers of Portuguese language present great difficulty to put in practice due to the reality of the use of the textbook. In seeking to emphasize the text as a way of learning and breaking the grammatical barriers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectNorma cultapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleO uso do livro didático: entraves com a norma cultapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho traz um estudo sobre o uso do livro didático na Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Afrânio Salgado Lajes, que está localizada na Cohab Velha, no município de Delmiro Gouveia no sertão de Alagoas. Teve como metodologia de coleta de dados um questionário com 10 perguntas para 10 professores do ensino fundamental que ensinam Língua Portuguesa e usam o livro didático como ferramenta de ensino. Este trabalho tem como objetivo analisar o uso do livro didático frente aos entraves que ocorrem na Escola Municipal de Educação Fundamental Governador Afrânio Salgado Lajes. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram baseados nos estudos de Antunes (2003), Batista (2003), Brasil (1998), Cunha (1989), Libaneo (1994) e Perini (2002). A importância do bom relacionamento em sala para o desenvolvimento de texto e leituras através do livro didático como forma de aprendizagem do educando, melhorando assim a maneira de compreender suas formulações normativas para a concretização para o ensino e a aprendizagem do aluno. No desenvolvimento da pesquisa pode ser compreendido como é desenvolvido o trabalho dentro da gramatica culta, visto que os professores de língua portuguesa apresenta grande dificuldade em colocar em prática devido a realidade do uso do livro didático. Ao procurando enfatizar o texto como forma de aprendizagem e rompimento dos entravés gramáticais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso do livro didático; entraves com a norma culta.pdf842.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.