00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7632501056879630pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Patrícia Sandalo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9126213537245312pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Givaldo Oliveira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811899043438299pt_BR
dc.creatorOliveira, Catharina Adelino de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0762182236172911pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T18:57:20Z-
dc.date.available2019-10-30-
dc.date.available2019-12-04T18:57:20Z-
dc.date.issued2014-05-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Catharina Adelino de. Números negativos: estratégias de resolução de problemas de alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maceió. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6202-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the strategies for solving subtraction problems of the students of 1st to 5th grade elementary school about a negative number, based on the theoretical studies from Vergnaud (2009), Borba (1998), D ' Albertas (2006), Passioni (2002), Walle (2009), Maranhão, Camejo and Machado (2008) and the National Curriculum Standards for Mathematics (1997) among others. This research constitutes a case study on the negative number in a public school located in the city of Maceió. The study subjects were 96 students, aged 06-14 years who completed an activity with two problems. Were selected 10 activities each year, totaling 50 activities for data analysis. The activities addressed the different meanings of negative numbers. The qualitative analysis of data collected during the investigation indicates that the group of students of 1st and 5th years of primary education easily solves problems involving negative numbers. This research shows that students have implicit knowledge about the negative number and there are indications that the concepts and algebraic properties hold various problem solving strategies used by them and the arithmetic of integers demand discernment of students and teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNúmero negativopt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEstratégias de resoluçãopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectCampo aditivopt_BR
dc.subjectNegative numberpt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectSolving strategiespt_BR
dc.subjectMath educationpt_BR
dc.subjectAdditive fieldpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
dc.titleNúmeros negativos: estratégias de resolução de problemas de alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maceiópt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar as estratégias de resolução de problemas de subtração, de alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental acerca de números negativos, tendo como referencial teórico os estudos, Vergnaud (2009), Borba (1998), D’Albertas (2006), Passioni (2002), Walle (2009), Maranhão, Camejo e Machado (2008) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (1997), dentre outros. A pesquisa constituise em um estudo de caso sobre o número negativo em uma escola pública localizada no município de Maceió. Os sujeitos da pesquisa foram 96 alunos, na faixa etária de 06 a 14 anos que responderam a uma atividade com dois problemas, os quais foram selecionados em 10 atividades de cada ano, totalizando 50 atividades, para análise de dados. As atividades abordaram as diferentes estratégias que os alunos utilizaram para resolver os problemas. A análise qualitativa dos dados coletados, durante a investigação, indica que o grupo de alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental resolve com facilidade problemas, que envolvem números negativos. A análise aponta, ainda, que os alunos têm conhecimentos implícitos sobre o número negativo e há indicações de que os conceitos e as propriedades algébricas sustentam diversas estratégias de resolução de problemas utilizadas por eles, e de que a aritmética dos números inteiros demanda discernimento, de alunos e professores.pt_BR
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