00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: Um olhar para além da pobreza: fatores de risco e proteção para o desempenho cognitivo de adolescentes em situação de vulnerabilidade social
Autor(es): Silva, Verônica Santos da
Primeiro Orientador: Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Cláudio Torres de
metadata.dc.contributor.referee2: Póvoa, Raner Miguel Ferreira
Resumo: O objetivo geral da dissertação é o de indicar a necessidade de os instrumentos de avaliação neuropsicológica apresentarem uma normatização que considere o nível socioeconômico, tendo em vista o impacto que crescer em situação de vulnerabilidade social gera sobre o desempenho cognitivo. Contou-se com a participação de 96 adolescentes, com faixa etária entre os 12 e 14 anos de idade (média = 13 e desvio padrão = 0,80), regularmente matriculados no ensino fundamental da rede pública e privada de educação básica do município de Jequié, interior da Bahia, (n = 41, sendo 11 de escola particular e 30 de escola pública) e de Palmeiras dos Índios, interior de Alagoas (n = 55, sendo 28 de escola particular e 27 de escola pública). Os participantes foram esclarecidos sobre o anonimato e sigilo de suas respostas e obteve-se o consentimento livre e esclarecido de todos os participantes. Os dados obtidos foram submetidos a análises estatísticas por meio do software IBM SPSS (versão 22). Os resultados indicam o efeito da renda como fator de proteção para o desempenho nas funções da percepção, linguagem, funções executivas, habilidades aritméticas e orientação tempo-espaço. Utilizou-se ainda o critério vinculação ao Programa Bolsa Família (PBF) como variável de analise, o que indicou que a presença do B.F está associada a um perfil desempenho indicativo de déficits de gravidade importante para todas as funções avaliadas nos adolescentes da Bahia, com exceção da função executiva, o que se justifica pelo perfil socioeconômico da população vinculada ao programa. Os resultados evidenciam ainda que nas funções da memória, atenção e práxis permite identificar que, nestas funções, a presença de déficits no desempenho cognitivo não apresenta um padrão que possa ser associado com o nível socieconômico. Confia-se que os resultados permitem identificar o impacto da condição de vulnerabilidade social sobre o desempenho cognitivo, indicando tal variável como fator de risco a ser considerada nas avaliações neuropsicológicas. Argumenta-se que foi possível identificarmos aspectos iniciais que darão subsídio para uma investigação mais aprofundada da relação entre a condição de vulnerabilidade social e o desempenho cognitivo em suas diversas funções. Assim, a relação entre déficits cognitivos e vulnerabilidade social foi preliminarmente explorada na presente pesquisa, permitindo inferências iniciais sobre a contribuição de cada aspecto que compõe a vulnerabilidade social enquanto constructo complexo, sobre o desempenho cognitivo. Sugere-se, para estudos futuros, o aumento da amostra e a inclusão de mecanismos de controle que pemitam mensurar o efeito da vulnerabilidade social em cada um dos perfis de desempenho apresentados.
Abstract: The general purpose of this work is to indicate the need for neuropsychological assessment tools present a regulation that considers the socioeconomic level, in view of the impact that growing up in socially vulnerable situation generates on cognitive performance. Counted with the participation of 96 teenagers, aged between 12 and 14 years (average = 13 and standard deviation = 0.80), regularly enrolled in primary education in public schools and private basic education in the city of Jequié, interior of Bahia, (n = 41, and 11 private schools and 30 public school) and Palmeiras dos Índios, interior of Alagoas (n = 55, and 28 private schools and 27 public school). The participantshave been informed about the anonymity and confidentiality of their answers and was obtained the free consent of all participants. The data were gathered and submitted to statistical analysis using the SPSS software (version 22). The results indicate the effect of income as a protective factor for the performance in the perception of functions, language, executive functions, arithmetic skills and guidance space-time. It was also used the binding criteria in the BolsaFamília Program (PBF) as analysis variable, in which indicated that the BF's presence is associated with an indicative performance profile of important severity of deficits for all functions evaluated in adolescents of Bahia, with exception of executive function, that is justified by the socioeconomic profile of the program linked to the population. The results also show that the functions of memory, attention and Praxis allows to identify that these functions, the presence of deficits in cognitive performance does not present a pattern that can be associated with socioeconomic level. It trusts that the results identifying the impact of social vulnerability condition on cognitive performance, indicating that variable as a risk factor considered in neuropsychological evaluations. It argues that will be possible to identify initial aspects that will benefit for further investigation of the relationship between social vulnerability status and cognitive performance in its various functions. Thus, the relationship between cognitive deficits and social vulnerability exploredpreliminarilyin this research, allowing initial inferences about the contribution of each aspect that makes up the social vulnerability as construct complex on cognitive performance. Itsuggest for future studies, the increased of sample and the inclusion of control mechanisms that allow measure the effect of social vulnerability on each of the displayed performance profiles.
Palavras-chave: Psicologia social
Avaliação neuropsicológica
Desempenho cognitivo
Adolescentes - Vulnerabilidade social
Social Psychology
Neuropsychological evaluation
Cognitive performance
Teenagers - Social vulnerability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: SILVA, Verônica Santos da. Um olhar para além da pobreza: fatores de risco e proteção para o desempenho cognitivo de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6195
Data do documento: 15-ago-2016
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