00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6017
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Brito, Patrik Henrique da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155051332618408pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Leandro Dias da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7856968264410259pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Credine Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5454484334693909pt_BR
dc.creatorSibaldo, Maria Aparecida Amorim-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6462709058060681pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-04T16:01:44Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2019-10-04T16:01:44Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSIBALDO, Maria Aparecida Amorim. Arquitetura e modelos de interações cooperativas e adaptativas entre agentes humanos e artificiais no Domínio de Fração. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6017-
dc.description.abstractThis work presents an interactive environment for learning about fractions, with mechanisms to support cooperative and adaptive interactions offered by tutors agents to human learners, focusing mainly on activities to solve problems. For this purpose, an architecture based on software agents and semantic Web services was proposed, therefore, we verify the functional viability of the proposal and, posteriorly, to present a revision of that architecture to suply some requirements not previously covered, beyond models that support to those interactions. With respect to interactions, the learner will receive support from both a pedagogical agent tutor, as some of their peers who are part of the environment. Particularly, a tutor agent has an open learner model, from which it obtains information to guide their actions. The idea of this model be opened is to allow the learner seeing the evaluation that the system hás about him, and also the opportunity to disagree with this assessment, and thus contribute to the refinement of the content of such a model.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema tutorespt_BR
dc.subjectModelagem aberta do aprendizpt_BR
dc.subjectSistema multi-agentept_BR
dc.subjectTutors systempt_BR
dc.subjectOpen Apprentice Modelingpt_BR
dc.subjectMultiagent Systemspt_BR
dc.subjectIntelligent Tutor Systemspt_BR
dc.subjectOpen Learner Modelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleArquitetura e modelos de interações cooperativas e adaptativas entre agentes humanos e artificiais no domínio de fraçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um ambiente interativo de aprendizagem sobre Frações, dotado de mecanismos de suporte a interações cooperativas e adaptativas oferecidas por seus agentes tutores aos aprendizes humanos, focando principalmente em atividades de resolução de problemas. Para isso, propõe-se uma arquitetura baseada em agentes de software e serviços Web semânticos, daí, pôde-se verificar a viabilidade funcional da proposta e, posteriormente, apresentar uma revisão de tal arquitetura para suprir alguns requisitos anteriormente não visados, além de modelos que dão suporte às referidas interações. No que diz respeito às interações, o aprendiz receberá suporte pedagógico tanto de um agente tutor, quanto de algum de seus pares que fazem parte do ambiente. Particularmente, um agente tutor conta com um modelo aberto do aprendiz, a partir do qual passa a dispor de informações úteis para orientar suas ações. A idéia deste modelo ser aberto é a de permitir que o aprendiz possa ver qual a avaliação que o sistema tem a seu respeito, tendo ainda a oportunidade de discordar de tal avaliação, e assim contribuir para o refinamento do conteúdo de tal modelo.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.