Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5933
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Alan Pedro da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2752203627912781 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4038730280834132 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Braga, Marcus de Melo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8951598251334162 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ospina, Patrícia Leone Espinheira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5451260154742484 | pt_BR |
dc.creator | Nogueira Neto, Amaury | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9103945985907557 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-12T17:51:03Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29 | - |
dc.date.available | 2019-09-12T17:51:03Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-27 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA NETO, Amaury. Proposição de modelos de gamificação para sistemas de educação online: uma abordagem baseada na educação baseada em evidências. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5933 | - |
dc.description.abstract | This work is the proposal to investigate the effects of specific elements of gamification, gamification addressing not only as a comprehensive concept, but trying to analyze the effectiveness of the use of the most used game mechanics in the context of education. By isolating specific game mechanics and use appropriate methods for evaluating their effectiveness in the classroom, we obtained a better understanding of how to create an ideal of gamification system that promotes and maintains the engagement and contribute positively to student learning. From conducting a controlled study, where the elements Point, Trophy and Ranking were analyzed, both in isolation as a combined way, could be seen that the use of such elements may show statistically significant contributions with regard to engagement from the students. In the face of findings, it sought to analyze how the results could contribute to the Information fields of study in Education and gamification, seeking information that subsidize the creation of the proposed model for their application in Mathematics discipline of teaching context for students high school in Brazil. The adoption of the proposed model can contribute to a greater engagement of students helping them in the core disciplines of high school. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Informática educativa | pt_BR |
dc.subject | Educação lúdica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Valor educativo do jogo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Computing in education | pt_BR |
dc.subject | Ludic education | pt_BR |
dc.subject | Information and communication technology | pt_BR |
dc.subject | Educational value of the game | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.subject | Virtual learning environments | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.title | Proposição de modelos de gamificação para sistemas de educação online: uma abordagem baseada na educação baseada em evidências | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem a proposta de investigar os efeitos de elementos específicos de gamificação, abordando gamificação não apenas como um conceito abrangente, mas buscando analisar a eficácia do uso das mecânicas de jogo mais utilizadas no contexto da educação. Ao isolar mecânicas de jogo específicas e utilizar métodos adequados para avaliação de sua eficácia em sala de aula, obteve-se uma melhor compreensão de como criar um sistema ideal de gamificação que promova e mantenha o engajamento e contribua de maneira positiva para o aprendizado dos alunos. A partir da realização de um estudo controlado, onde foram analisados os elementos Ponto, Troféu e Ranking, tanto de maneira isolada quanto de maneira combinada, pôde-se perceber que o uso de tais elementos pode apresentar contribuições estatisticamente significativas no que se refere ao engajamento dos alunos. Diante das conclusões obtidas, buscou-se analisar de que maneira os resultados poderiam contribuir para os campos de estudo da Informática na Educação e Gamificação, buscando informações que subsidiassem a criação do modelo proposto visando sua aplicação no contexto do ensino da disciplina Matemática para alunos do ensino médio no Brasil. A adoção do modelo proposto pode contribuir para um maior engajamento dos alunos auxiliando-os nas disciplinas fundamentais do ensino médio. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Proposição de modelos de gamificação para sistemas de educação online uma abordagem baseada na educação baseada em evidências.pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.