00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5910
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Anderson de Alencar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996757440963288pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.creatorLira, Tatiane Hilário de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116845229877831pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-10T15:13:31Z-
dc.date.available2019-08-22-
dc.date.available2019-09-10T15:13:31Z-
dc.date.issued2019-03-28-
dc.identifier.citationLIRA, Tatiane Hilário de. História da ciência, ensino de astronomia e os livros didáticos. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5910-
dc.description.abstractThe story itself is one of the great sources of knowledge, it focuses important facts for the understanding of various concepts, behaviors, and Worldviews. In this sense we can consider the history of science as an important source of knowledge and a human relationship with scientific knowledge. Despite its importance to the understanding of various phenomena and concepts present in the daily life of the student, we know that the implementation of the history of science as construction for the knowledge currently is little used within the schools, both in the content Passed on by the teacher, as in the textbooks used within the classroom which ends up causing the lack of understanding of the science itself within the school environment. This research aims to analyze the presence of the history of science in the textbooks of natural sciences of the early years of PNLD: 2016 through the specific content of Astronomy. For this, a documentary research was carried out that counted with the contributions of the official guidelines as PCN, of the collection of the didactic collections of natural sciences approved in the PNLD and of various theorists who recognize the importance of the history of science to the Construction of scientific knowledge in science Content. The results of the research were consolidated in analytical tables through categories, considering the quantitative and qualitative presence of the presence of the history of science in the contents of astronomy in the pages of the analyzed books.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência - Históriapt_BR
dc.subjectAstronomia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino das séries iniciaispt_BR
dc.subjectScience - Historypt_BR
dc.subjectAstronomy - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectTeaching of the initial gradespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleHistória da ciência, ensino de astronomia e os livros didáticospt_BR
dc.title.alternativeScience History, Astronomy Teaching and Teaching bookspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA história em si é uma das grandes fontes de conhecimento, nela se concentram fatos importantes para o entendimento de vários conceitos, comportamentos, e visões de mundo. Neste sentindo podemos considerar a História da Ciência como uma fonte importante do conhecimento e uma relação do ser humano com o conhecimento científico. Apesar da sua importância para o entendimento de várias fenômenos e conceitos presentes no cotidiano do aluno, sabemos que a implementação da História da Ciência como construção para o conhecimento atualmente é pouco utilizada dentro das escolas, tanto no conteúdo repassado pelo professor, quanto nos livros didáticos utilizados dentro da sala de aula o que acaba ocasionando a não compreensão da ciência propriamente dita dentro do ambiente escolar. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a presença da História da Ciência nos livros didáticos de ciências naturais dos anos iniciais do PNLD: 2016 com olhar voltado para o conteúdo específico Astronomia. Para tal foi realizada uma pesquisa documental que contou com as contribuições das orientações oficiais como PCN, do acervo das coleções didáticas de Ciências Naturais aprovadas no PNLD e de vários teóricos que reconhecem a importância da História da Ciência para a construção do conhecimento científico nos conteúdos de ciências. Os resultados da pesquisa foram consolidados em quadros analíticos através de categorias, considerando a presença quantitativa e qualitativa da presença da história da ciência nos conteúdos de astronomia nas páginas dos livros analisados.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
História da ciência, ensino de astronomia e os livros didáticos.pdf2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional.pdf990.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.