00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: A maternidade sob o olhar de adolescentes grávidas
Título(s) alternativo(s): Motherhood for pregnancy teenagers
Autor(es): Costa, Gline Cavalcante
Primeiro Orientador: Miura, Paula Orchiucci
metadata.dc.contributor.referee1: Leitão, Heliane de Almeida Lins
metadata.dc.contributor.referee2: Tardivo, Leila Salomão de La Plata Cury
Resumo: A gravidez na adolescência é um fenômeno complexo e multifacetado, devendo ser considerados os processos intrapsíquicos e psicossociais para uma compreensão ampla da situação. Algumas pesquisas buscam analisar os significados da maternidade para as adolescentes, e apontam para a correlação da gravidez com projetos de vida nessa faixa etária, já outros estudos alertam para o impacto negativo da gravidez na adolescência na escolarização e na entrada no mercado de trabalho. Também são fatores importantes de serem percebidos as relações sociais, familiares e com os companheiros/namorados que permeiam a vida desse público investigado. Diante do exposto, este estudo teve como objetivo geral compreender e analisar como se dá o processo de desenvolvimento da maternidade junto das adolescentes grávidas. E, como objetivos específicos: identificar o contexto social, histórico, escolar, cultural, os projetos de vida e o ambiente familiar das adolescentes grávidas; investigar a experiência da maternidade vivenciada pelas adolescentes na gravidez.Trata-se de estudos de casos com um caráter exploratório, descritivo e qualitativo. Participaram da pesquisa quatro adolescentes grávidas e foram utilizados os seguintes instrumentos: formulário de caracterização do perfil socioeconômico e de produção e reprodução social; entrevista semiestruturada; e Procedimento de Desenho de Famílias com Estórias. A aplicação dos instrumentos foi feita em um único encontro com as participantes, realizado na residência de uma adolescente, em uma Unidade Básica de Saúde, e no Hospital Universitário de Alagoas. A análise dos dados foi realizada pelo estudo do conteúdo das entrevistas e do formulário, bem como pelas expressões não verbais observadas durante o encontro com as jovens. Os Desenhos de Famílias com Estórias foram analisados conforme as recomendações de Trinca, Tardivo, tendo também como base referencial para análise dos desenhos, Hammer. Observou-se características socioeconômicas diversificadas, mas que mostraram a semelhança onde todas as adolescentes não residiam com seus companheiros em uma casa própria e que apresentavam algumas privações nesses aspectos. Outro elemento alertou para contextos em que a falta de incentivo ao engajamento educacional e outras possibilidades, também pode contribuir para o planejamento e associação da maternidade como um projeto de vida. Com a análise da entrevista, os conteúdos foram agrupados, de acordo com a relevância identificada, em quatro categorias temáticas, sendo elas: Brincadeiras da infância; Relacionamento com familiares, esposo e amigos; O bebê imaginado e desejado; e Projetos de vida. Complementando os outros instrumentos, o Desenho de Famílias com Estórias, proporcionou uma compreensão de aspectos significativos e latentes das adolescentes, corroborando com os conteúdos manifestos obtidos na entrevista. Por fim, pôde-se concluir com este trabalho, que houve uma relação entre o exercício da maternidade com o apoio familiar recebido, onde as adolescentes que contaram com uma rede de apoio satisfatória e protetiva, desde a infância, demonstraram mais disponibilidade e engajamento na maternidade. Porém as adolescentes que conviveram com um ambiente familiar abusivo e não protetor, apresentaram dificuldades nesse processo, atribuindo outros significados ao nascimento do bebê. Alerta-se, então, para a importância de intervenções para com essa demanda, contribuindo na ressignificação de experiências dolorosas, assim como a elaboração de novas pesquisas de caráter qualitativo e longitudinal, para oferecer um panorama mais completo da problemática.
Abstract: Adolescent pregnancy is a complex and multifaceted phenomenon, and intrapsychic and psychosocial processes should be considered for a broad understanding of the situation. Some studies seek to analyze the meanings of motherhood for adolescents, and point to the correlation of pregnancy with life projects in this age group. Other studies also point to the negative impact of teenage pregnancy on schooling and labor market entry. They are also important factors of being perceived the social, familiar and with the companions / boyfriends relations that permeate the life of this public investigated. In view of the mentioned, this study had as general objective to understand and analyze how the process of development of maternity takes place among pregnant adolescents. And, as specific objectives: identify the social, historical, school, cultural, life projects and family environment of pregnant adolescents; to investigate the experience of motherhood experienced by adolescents during pregnancy. These are case studies with an exploratory, descriptive and qualitative character. Four pregnant adolescents participated in the study and the following instruments were used: form of characterization of the socioeconomic profile and of production and social reproduction; semi structured interview; and Procedure of Drawing Families with Stories. The instruments were applied in a single meeting with the participants, carried out in the residence of a teenager, in a Basic Health Unit, and in the University Hospital of Alagoas. Data analysis was performed by studying the content of the interviews and the form, as well as by the nonverbal expressions observed during the meeting with the young women. The Drawings of Families with Stories were analyzed according to the recommendations of Trinca, Tardivo and Hammer. Diverse socioeconomic characteristics were observed, but they showed the similarity where all the adolescents did not live with their companions in a house of their own and that they presented some privations in these aspects. Another aspect alerted to contexts in which the lack of incentive to educational engagement and other possibilities can also contribute to the planning and association of motherhood as a life project. With the analysis of the interview, the contents were grouped, according to the relevance identified, in four thematic categories, being: Childhood games; Relationship with family, spouse and friends; The imagined and desired baby; and life projects. Complementing the other instruments, the Stories Drawing with Families Procedure provided an understanding of significant and latent aspects of the adolescents, corroborating with the manifest contents obtained in the interviews. Finally, it was possible to conclude from this study that there was a relationship between the exercise of motherhood and the family support received, where adolescents who had a satisfactory and protective support network, from childhood, showed more availability and commitment in the maternity. However, adolescents who lived with an abusive and non- protective family environment presented difficulties in this process, attributing other meanings to the bay‟s birth. Thus, the importance of interventions for this demand is highlighted, contributing to the re-signification of painful experiences, as well as the elaboration of new qualitative and longitudinal researches, to offer a more complete panorama of the problem.
Palavras-chave: Gravidez na adolescência
Maternidade
Relações familiares
Psicologia
Teenage pregnancy
Maternity
Family relationships
Psychology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: COSTA, Gline Cavalcante. A maternidade sob o olhar de adolescentes grávidas. 2019. [113] f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5832
Data do documento: 23-fev-2018
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