00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dias, Wandearley da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4655224339571082pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Maria Socorro Seixas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8409575009099582pt_BR
dc.contributor.referee2Serra, Kleber Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763135856142994pt_BR
dc.creatorFrança, Nadynne Nara Amaral de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2630487329168434pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-28T17:06:58Z-
dc.date.available2019-07-30-
dc.date.available2019-08-28T17:06:58Z-
dc.date.issued2019-05-16-
dc.identifier.citationFRANÇA, Nadynne Nara Amaral de. O ensino de Ciências por investigação no 6º Ano: o conceito de pressão do ar. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5798-
dc.description.abstractAmong the various proposals presented in the National Curriculum Parameters (PCN) of Sciences is to train citizens capable of questioning reality. This can occur by formulating problems and using strategy for their proper resolution. Such strategies provide the subject with the stimulation of logical thinking, creativity, intuition and the capacity for critical analysis. Physics, being one of the sciences that help explain natural phenomena, is only inserted in the students' school life in the last year of Elementary School II (9th grade). It is only outlined, without much concern for an effective introduction that makes learning this subject meaningful. Teaching physical content in elementary school is extremely important. At this stage learners are motivated to discover something new, which implies a better understanding of what happens in the world in which they are inserted. For this reason, it is believed that physics, when still inserted in elementary school, has great chances to help promote a democratization in science teaching, so essential for the future life of students. This insertion of Physics in Elementary School can be done through investigative activities organized in an Investigative Teaching Sequence (SEI). In the case of this work, we used an SEI applied to students of the 6th grade of a school of the State Network of Alagoas in the city of Maceió. Between July and August 2017, 4 experiments were carried out, assembled with low cost materials, whose objective was to encourage students to build the concept of Atmospheric Pressure. This research was qualitative with participant research approach, with data analyzed according to content analysis and obtained through questionnaires applied to the classes and the teacher. As a result, it was observed that experimentation as an investigative activity can help students build knowledge, as well as providing a way out of their comfort zone to search for their own problem solving.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência – Experimentaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectScience - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectScience – Experimentationpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectTeaching practicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO ensino de Ciências por investigação no 6º Ano: o conceito de pressão do arpt_BR
dc.title.alternativeResearch Science Teaching in Grade 6: The Concept of Air Pressurept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoDentre as várias propostas apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ciências tem-se a de formar cidadão capaz de questionar a realidade. Isso pode ocorrer por meio da formulação de problemas e a utilização de estratégia para sua devida resolução. Tais estratégias proporcionam no sujeito o estímulo do pensamento lógico, da criatividade, da intuição e da capacidade de análise crítica. A Física, sendo uma das Ciências que ajudam a explicar os fenômenos naturais, só é inserida na vida escolar dos alunos no último ano do Ensino Fundamental II (9º ano). É feita apenas em linhas gerais, sem muita preocupação com uma introdução efetiva que torne o aprendizado desta disciplina significativo. Ensinar conteúdos físicos no Ensino Fundamental é algo de extrema importância. Nessa fase os educandos encontram-se motivados a descobrirem algo novo, o que implica em uma melhor compreensão do que acontece no mundo em que estão inseridas. Por este motivo, é que se acredita que a Física ao ser inserida ainda no Ensino Fundamental, tem grandes chances de ajudar a promover uma democratização no Ensino de Ciências, tão essencial para vida futura dos educandos. Esta inserção da Física no Ensino Fundamental pode ser feita por meio de atividades investigativas organizadas em uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI). No caso deste trabalho, utilizou-se uma SEI aplicada aos alunos do 6º ano de uma escola da Rede Estadual de Alagoas na cidade de Maceió. Entre os meses de julho e agosto de 2017, desenvolveu-se 4 experimentos, montados com materiais de baixo custo, cujo objetivo era estimular os alunos a construírem o conceito de Pressão Atmosférica. Esta pesquisa foi do tipo qualitativa com abordagem de pesquisa participante, com dados analisados de acordo com a análise de conteúdo e obtidos por meio de questionários aplicados às turmas e à professora. Como resultados observou-se que a experimentação como atividade investigativa pode ajudar os alunos a construírem conhecimentos, além de proporcionar saída da sua zona de conforto para a busca de resoluções de problemas do próprio dia a dia.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de Ciências por investigação no 6º Ano o conceito de pressão do ar.pdf2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.